Inscreva-se

Anywhere work: a tendência que vem revolucionando as empresas
Benefícios

Anywhere work: a tendência que vem revolucionando as empresas

O anywhere work significa, literalmente, que os colaboradores de uma organização podem exercer as suas atividades de qualquer lugar — e a qualquer hora. Um benefício que pode trazer economia, produtividade e inovação à cultura das empresas!

 

Soluções tecnológicas permitem às empresas mais mobilidade, flexibilidade e agilidade na execução de tarefas.

Um software de gestão, por exemplo, pode ser acessado de qualquer lugar remotamente — o que oferece uma modalidade cada vez mais em alta no mercado: o anywhere work.

Não pense, entretanto, que o conceito é novidade: o popularíssimo home office já invadiu as rotinas corporativas. Só no Brasil, houve um aumento de 47% no trabalho remoto ao longo dos últimos 3 anos.

Caso você ainda não consiga entender o motivo para esse exponencial aumento e os benefícios em aplicar o anywhere work, continue esta leitura.

Ao longo do artigo, nós vamos falar sobre essa tendência (já bastante consolidada, inclusive), as suas vantagens e quais são os perfis corporativos que melhor se enquadram a ela!

 

O que é o anywhere work?

Como já havíamos explorado, o conceito está intimamente relacionado à ideia de trabalho remoto. Ou seja: a possibilidade de executar suas atividades profissionais de qualquer lugar.

Para muitos perfis de empresa, isso parece um sonho realizado. Para outros, uma realidade inaplicável — veremos os motivos adiante.

Mas o fato central dessa discussão também esbarra em um ponto-chave: a demanda do mercado. Levantamento do Ibope destaca que 96% dos entrevistados buscam ambientes modernos para trabalhar. Reflexo da geração millennium aplicada no dia a dia.

Como resultado disso, as empresas estão em busca de inovação com qualidade tecnológica e uma resposta positiva dos seus colaboradores.

Até por isso, é importante planejar, de ponta a ponta, os objetivos em implementar o anywhere work, as métricas a serem acompanhadas e projetar resultados positivos.

Quando isso acontece estrategicamente, o conceito pode oferecer uma série de vantagens — tanto para as organizações quanto para os profissionais. Vamos ver quais são?

Descubra tudo sobre o futuro do RH! Aqui:


Quais são as vantagens de implementar o anywhere work?

Como apontamos, acima, o anywhere work é um trunfo que agrega valores positivos para a empresa e também para o seu quadro de funcionários.

Para que isso fique muito bem esclarecido, a seguir vamos destacar essas qualidades para cada um deles. Veja só:

 

Benefícios para a empresa

Por meio desse planejamento estratégico, a empresa obtém ganhos variados, como:

  • a inexistência de limites geográficos para a sua atuação. O anywhere work facilita o contato entre os colaboradores, promove as relações humanas com praticidade e agregou mais qualidade e rapidez às atividades à distância;
  • inovação é também um benefício imediato do anywhere work. Os profissionais ganham por terem a possibilidade de exercerem suas atividades onde — e o horário — em que eles respondem melhor às suas obrigações;
  • flexibilidade para compor estruturas produtivas de acordo com as necessidades da empresa — e alinhadas às perspectivas dos seus colaboradores;
  • produtividade aumentada também. Em uma pesquisa efetuada pela Polycom, 85% dos entrevistados atestaram que se tornaram mais produtivos por meio do anywhere work;
  • atração e retenção de talentos, uma vez que a cultura organizacional da empresa se alinha às tendências do mercado, evidenciando um caráter de inovação no seu DNA.

E isso, por si só, já permite um deslumbre dos benefícios para os colaboradores — mas que vamos reforçar, logo em seguida:

 

Benefícios para os profissionais

Para os profissionais motivados com essa flexibilidade de horários, o anywhere work pode gerar vantagens perceptíveis no dia a dia, como:

  • mais qualidade de vida, proporcionada pela flexibilidade com a qual o colaborador vai planejar a sua rotina. Isso pode, consequentemente, agregar um equilíbrio valioso de sua vida pessoal e profissional;
  • economia de custos, seja com deslocamento ou alimentação;
  • menos estresse, já que o dia a dia é planejado de acordo com os compromissos e responsabilidades profissionais do colaborador;
  • mais liberdade para gerir a sua própria carreira e, também, poder focar em outras questões de suas vidas — como a qualificação profissional.

Indiretamente, o anywhere work é uma modalidade interessantíssima para o desenvolvimento social das cidades.

Afinal de contas, as pessoas que trabalham em casa evitam os horários de pico — o que reduz o tráfego cotidiano — e o impacto ambiental é menor.

Se isso tudo, portanto, parece tentador demais para ser agregado ao dia a dia da sua empresa, pergunte-se, com base no próximo tópico: seria possível implementar o anywhere work?

 

Quais perfis corporativos acomodam bem o anywhere work?

Antes que iniciemos o tópico, uma consideração: esse modelo de negócio é melhor encabeçado por empresas voltadas para os ramos de inovação, tecnologia e comunicação.

Não exclusivamente, é claro. Acontece que essas empresas já nascem com um DNA versátil, flexível e moldável.

Diferentemente, por exemplo, de empresas que demandam reuniões presenciais corriqueiramente. Ou aquelas que lidam direta e presencialmente com o público.

O que não pode ocorrer é o extremismo de ideias: a percepção de “8 ou 80” não combina com esse modelo de negócios. O que permite, então, criar uma rotina mais maleável.

 

Como o anywhere work ganhou força

Para se ter uma ideia de como isso foi ganhando força no mercado: os pioneiros que optaram pelo home office — com grande alarde — foram o Yahoo e a IBM.

A própria IBM recuou com o conceito, anos depois, por mais que os resultados tenham sido positivos.

A justificativa, à época (em meados dos anos 2000), foi de que o distanciamento gerado atrapalhou a motivação dos funcionários.

No caso do Yahoo, o que se percebeu foi uma baixa força na inovação. O motivo? As melhores ideias surgiam dos momentos de descontração, mas dentro da empresa, como na popular horinha do café.

 

Portanto, convém avaliar quais departamentos da empresa podem fazer uso do anywhere work e assumir um período de análise.

Isso facilita a avaliação dos resultados — embora esse monitoramento deva continuar periodicamente, e não ser extinto após as primeiras análises.

Sem falar que você não precisa seguir a linha extremista. Como havíamos destacado, o trabalho remoto pode ser uma escolha, por exemplo, ou mesmo em dias alternados.

Alinhe a ideia à realidade da sua empresa. Isso só tende a beneficiar os envolvidos, que vão trabalhar de acordo com o que foi previamente estabelecido.

 

Agora, é com você: que tal fazer uma avaliação da possibilidade de implementar o anywhere work na sua empresa?

Não se esqueça, apenas, de voltar neste artigo para compartilhar — no campo de comentários — os resultados obtidos e os desafios encontrados. Assim, podemos expandir a discussão neste post mesmo!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *