ambiente-de-trabalho-positivo

Ambiente de trabalho positivo: dicas para ter um bom ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho positivo é fundamental no desempenho dos colaboradores. Já um ambiente negativo é completamente contagioso e pode impactar significativamente na produtividade da equipe. 

Com isso, o RH tem uma grande responsabilidade para construir um ambiente propício, para que os colaboradores possam progredir e se engajar

Ações que vão desde o incentivo das relações interpessoais, gratidão pelo trabalho executado e investimento no bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

Isso porque um ambiente negativo, com chefes tóxicos e cobranças excessivas, cria alta rotatividade, absenteísmo e desânimo por parte dos colaboradores. Afinal, ninguém aguenta estar em um ambiente pesado, que é dominado por estresse e confusão

Para lhe ajudar no desafio de construir um ambiente de trabalho positivo listamos algumas dicas para que sua empresa crie um local de trabalho confortável aos colaboradores. Confira!  

Como ter um ambiente de trabalho positivo

Uma pesquisa da Universidade Harvard revelou que se você tem uma pessoa feliz e motivada por perto aumentam em 25% as chances de você também ficar feliz. 

Além disso, 53% dos trabalhadores dizem que acreditam que uma das principais causas do risco ocupacional é causada pelo estresse do trabalho.

Esses dados revelam a importância do ambiente de trabalho positivo para que a performance dos colaboradores aumente e seja decisiva na conquista de resultados. 

Por esse motivo, um ambiente de trabalho positivo é fundamental no dia a dia das empresas. Mas como alcançá-lo? Veja 5 dicas que podem de como ter um bom ambiente de trabalho:

  1. Facilite e incentive a comunicação;
  2. Crie um ambiente confortável e flexível;
  3. Demonstre gratidão pelo trabalho de cada colaborador;
  4. Invista no bem-estar dos funcionários;
  5. Estimule o trabalho em equipe.

Falaremos mais sobre cada um desses pontos abaixo. 

>> Neste livro digital você descobrirá todos os passos para criar um programa de bem-estar financeiro que engaje todos os colaboradores (e você também)! Clique aqui e acesse agora mesmo.

1. Facilite e incentive a comunicação

Uma relação transparente entre chefes e colaboradores tende a proporcionar um ambiente de trabalho positivo. Já que quando os colaboradores são ouvidos eles se sentem valorizados.

Mas vai muito além disso, a empresa que ouve seus funcionários toma decisões mais assertivas. E a consequência dessa porta aberta na relação entre superior e subordinado promove uma comunicação mais eficaz onde todos se dispõem a lutar pelo mesmo objetivo.

Esse tipo de comunicação aberta pode vir por meio de feedbacks, reuniões de briefing, pesquisas de clima, pesquisas de benefícios e etc. 

O segredo é fazer com que todos os profissionais se sintam devidamente importantes na organização. Para que assim o ambiente de trabalho positivo impacte diretamente na retenção de talentos e no aumento da produtividade.

2. Crie um ambiente confortável e flexível

O mercado atual exige das empresas um grande desdobramento em relação a estratégias que comportem um equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores. Ou seja, eles precisam estar com o bem-estar em dia para trabalharem bem.

Sendo assim, para alcançar esse ambiente de trabalho positivo é necessário que a empresa desenvolva ações que façam com que o colaborador se sinta em casa. 

A grande parte do tempo do colaborador é passada no ambiente de trabalho e nada pior do que um cenário completamente desconfortável e inflexível. Assim, uma boa estrutura é fundamental. 

A empresa precisa oferecer desde um local de trabalho de qualidade e bons computadores, até telas de computadores em posições confortáveis. Cada detalhe impacta diretamente no bem-estar do colaborador e também na sua saúde.

Isto é, um ambiente de trabalho positivo depende, e muito, do que a empresa oferece, para que o colaborador possa dar o seu melhor, e um ambiente confortável tem total impacto nesse ponto.

3. Demonstre gratidão pelo trabalho de cada colaborador

Uma pesquisa do Career Builder revelou que 39% dos colaboradores que pensam em sair do seu trabalho é em função do não reconhecimento profissional. De nada adianta estar satisfeito com o trabalho dos seus funcionários se você não externa isso para eles.

Um ambiente de trabalho positivo depende do quanto sua empresa reconhece o esforço dos colaboradores. Já que um funcionário que recebe elogios e tem suas conquistas celebradas pela empresa, se engaja mais com os objetivos da organização.

Por meio desse tipo de reconhecimento que pode ser por meio de feedback, elogios individuais ou até mesmo benefícios financeiros, a empresa potencializa a motivação dos seus profissionais.  

4. Invista no bem-estar dos funcionários

Dados do site Trabalhando.com revelaram que 52% dos profissionais buscam motivação no ambiente em que trabalham. Por isso, um ambiente de trabalho positivo depende também do investimento em estratégias que foquem no bem-estar dos funcionários.

Todo colaborador precisa se sentir parte de um quebra-cabeça, como uma peça essencial na engrenagem da organização. E não só isso, toda a equipe deve ter a sua frente novos desafios diariamente que lhe deem a oportunidade de crescimento.

Uma vez que estimulados por uma gestão mais humanizada, os profissionais conseguem se equilibrar entre o trabalho e a vida fora dele. Afinal de contas, tudo que a empresa oferece pensando no bem-estar do funcionário faz com que ele se sinta único e reconhecido.

Por isso, é tão importante oferecer alguns diferenciais, como benefícios que complementem o salário, treinamentos, workshops, capacitações, melhorias no ambiente de trabalho, maior participação dos funcionários nas decisões da empresa e etc.

5. Estimule o trabalho em equipe

Um ambiente de trabalho positivo depende e muito do trabalho em equipe. O ditado que diz que “ninguém é bom sozinho” se encaixa perfeitamente nesse cenário. 

Empresas que não conseguem preparar seus colaboradores para lidarem com as diferenças uns dos outros estão fadadas ao fracasso.

Por isso que o estímulo para que todos conheçam suas responsabilidades e, principalmente, reconheçam que precisam uns dos outros para atingirem os objetivos são fundamentais. 

A falta de comunicação é um das principais causadoras da ineficiência dos resultados. Se todos não falam a mesma língua, cada um segue um caminho e o barco tende a afundar. 

No ambiente de trabalho positivo, o líder precisa a todo instante perceber possíveis atritos e resolvê-los o mais rápido possível. É importante demonstrar que cada um tem sua devida importância no time e precisam lidar com as diferenças.

Para estimular essa boa comunicação é possível fazer mais encontros de relacionamento, breves comemorações de aniversários internamente e reuniões de briefing com equipes distintas, onde todos podem ter voz.

Fazer com que a equipe lide com os problemas juntos facilita a resolução dos mesmos. Fazendo com que se crie aquela sensação de que todos estão no mesmo barco e lutando por um mesmo objetivo, criando um ambiente de trabalho positivo. 

O ambiente de trabalho positivo e suas consequências

“A rotina será prazerosa se eu enxergar o resultado dela como prazeroso. Quando deixa de ser assim, vira monotonia”. (Mario Sergio Cortella)

Um ambiente de trabalho positivo está longe de ser monótono, ele precisa ser contemplado por um grande número de desafios para assim ser prazeroso.

Construir um ambiente de trabalho positivo é um grande desafio das empresas. Quem consegue proporcionar aos colaboradores maior bem-estar e qualidade de vida está bem a frente da concorrência.

Isso porque um ambiente desgastante gera uma alta rotatividade, maus resultados e uma grande taxa de absenteísmo.

Dessa maneira, é essencial que as empresas fomentem um ambiente de trabalho que preze, principalmente, por uma gestão humanizada. Pois dessa forma, a empresa consegue enxergar melhor as necessidades dos colaboradores — o que os estimula a estarem felizes e engajados.

Ferramentas de RH para manter um ambiente de trabalho positivos

Ao longo do artigo, oferecemos dicas de como ter um bom ambiente de trabalho que valoriza o empenho do colaborador por meio de ações estratégicas bem direcionadas.

Para monitorar todos esses processos, o RH pode ter o auxílio de programas de gestão.

Conheça a plataforma de Recursos Humanos da Xerpa e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar as funções do departamento de RH.  Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

E você, como enxerga a importância do ambiente de trabalho positivo na alta produtividade da equipe e nos resultados? Deixe um comentário no post e conte para nós!

.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.