Inscreva-se

Inspire-se no ambiente de trabalho do Google e revolucione a cultura da sua empresa
Cultura da Empresa

Inspire-se no ambiente de trabalho do Google e revolucione a cultura da sua empresa

O trabalho dos sonhos. É esse o panorama que se criou no mercado em relação ao ambiente de trabalho do Google. E, de fato, a empresa se destaca no mercado, não à toa já foi escolhida como a melhor para se trabalhar em inúmeras oportunidades.

 

Uma pesquisa de 2017 da revista econômica Fortune colocou o Google em primeiro lugar, entre as 100 melhores empresas para se trabalhar pelo sexto ano consecutivo.

A revista destacou, inclusive, alguns dos serviços oferecidos pela empresa aos seus colaboradores. Entre eles cortes de cabelo, comida gourmet e também serviços de lavanderia. Além de políticas exclusivas de maternidade e paternidade.

O ambiente de trabalho do Google parece mesmo ser o queridinho dos profissionais e objeto de desejo para a maioria dos trabalhadores. Então que tal entrar no universo do Google e saber o porquê eles criaram uma hegemonia com seu ambiente de trabalho?

Apresentaremos os principais diferenciais do Google e o que mais atrai os colaboradores para servir de inspiração para outras empresas. Confira!

 

Qual o segredo do Google?

O PayScale fez um levantamento que mostrou que 86% das pessoas que trabalham no Google estão extremamente satisfeitos com o seu trabalho.  

Para se ter uma ideia, no Brasil, mais da metade da população, cerca de 56% dos profissionais, gostariam de mudar de emprego. Dados revelados em pesquisa do Instituto Locomotiva e do grupo LTM (Loyalty & Trade Management).

Mas qual o diferencial dessa empresa? Um dos grandes trunfos para o Google ser o que é implica principalmente a cultura corporativa que ele criou.

O ambiente de trabalho do Google é uma referência. Dentro da empresa existe uma equipe cujo trabalho, especificamente, é criar estratégias para manter os funcionários felizes e engajados. Com isso, a empresa consegue manter uma alta produtividade.

E é por meio de seus inúmeros benefícios oferecidos aos colaboradores que eles conseguem reter seus talentos e diminuir a alta rotatividade. E é por isso que o Google é considerado a empresa dos sonhos.

Obviamente que essas vantagens tem um alto custo para o Google. Porém, na visão da empresa, é preferível reter seus talentos e diminuir a rotatividade agradando-os do que perder tempo e dinheiro com uma alta taxa de turnover.

E tudo isso começa em uma equipe de RH, dedicada às pessoas e baseada em análises qualitativas e quantitativas, em termos de satisfação dos colaboradores.

Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você encontrará dicas essenciais para reter os melhores talentos! Responda o formulário e receba agora mesmo:


Quais são as vantagens do ambiente do Google?

Uma estimada atenção com as necessidades dos seus colaboradores. Inúmeros benefícios para valorizar o trabalho de seus profissionais. Esses são alguns dos pontos que fazem o Google ser objeto de desejo profissional.

Abaixo, você irá conferir todas as vantagens de trabalhar no ambiente de trabalho que o Google oferece. Logo em seguida, detalharemos cada uma delas:

  1. Boas-vindas a novos colaboradores;
  2. Planos de carreira;
  3. Inovação como uma das prioridades;
  4. Colaboradores que pensam fora da caixa;
  5. Refeições grátis;
  6. Ambiente de trabalho e relaxamento;
  7. Licença-maternidade.

 

1. Boas-vindas a novos colaboradores

A recepção de novos funcionários se destaca no ambiente de trabalho do Google.

O responsável pelo RH do Google nos EUA, Laszlo Bock, acredita que uma saudação calorosa do gerente com a pessoa que está chegando, potencializa o rendimento dela.

No Google é assim! Quem chega é bem recepcionado pelos colegas e superiores que deixam clara a mensagem de “seja bem-vindo, vamos trabalhar juntos”.  

Segundo Bock, esse tipo de recepção pode aumentar em 15% o rendimento dos novos colaboradores pelos próximos 9 meses.  Uma recepção como a oferecida pelo Google, é totalmente adaptável a realidade de todas as empresas.

É possível construir uma estratégia para receber bem os novos funcionários, para que assim eles consigam se adaptar mais rápido a realidade da empresa. Uma boa saudação pode ter um grande impacto na primeira imagem que ele terá da empresa.

 

2. Planos de carreira

Uma cultura que preza pelo crescimento profissional de seus colaboradores. O ambiente de trabalho do Google está sempre atento aos planos de carreira e estratégias que ofereçam bem-estar e valorização das equipes.

Os gestores da empresa mantêm conversas constantes com seus profissionais para saber sobre os anseios e sonhos para o futuro.

A partir dessas conversas os gestores e profissionais de RH buscam criar garantias de crescimento profissional para que todos se mantenham satisfeitos e engajados.

Faça a seguinte pergunta para si mesmo: “a minha empresa tem ouvido os colaboradores?”. Se a resposta for não, você precisa rever as estratégias da empresa, pois todo profissional espera ser ouvido e deseja um ambiente onde possa crescer.

 

3. Inovação com uma das prioridades

“Inovar todos os dias”. Esse é um dos lemas que fazem o ambiente de trabalho do Google ser um dos mais desejados do mundo. E é baseado nessa mentalidade que o Google recruta profissionais e constrói sua equipe diariamente.

Querer um algo a mais é o que desejam os gestores que estão em busca de talentos todos os dias. E as ideias podem vir de todas as partes – todos têm livre acesso para contribuir com a evolução da empresa.

Com dados e fatos é possível defender seu próprio projeto. Assim como aconteceu com a criação do Gmail e do Google News. Ambos surgiram através dessa abertura de ideias que a empresa dá aos seus colaboradores.

 

4. Colaboradores que pensam fora da caixa

O perfil de colaboradores do Google prioriza a diversidade. O ambiente é composto por pessoas com ideias e ideais diferentes. Todos estão sempre dispostos a inovar e a correr riscos.

O erro não é um problema no Google. Ele é aceitável para quem tem coragem de se arriscar e quer evoluir, inclusive preferem que a ideia seja logo colocada em teste para que todos os erros possam ser corrigidos rapidamente.

Pessoas que pensem fora da caixa no ambiente de trabalho do Google tem muito espaço para crescer. Profissionais dispostos a compartilhar ideias, sonhos e que tenham foco em trabalhar para entregar a melhor experiência ao seu usuário e cliente final.

 

5. Refeições grátis

Um dos benefícios que o Google oferece é o de refeições gourmet e lanches gratuitos para todos os seus funcionários.

Além de oferecer um leque de opções no cardápio, entre café da manhã, almoço e café da tarde, essa é uma forma de demonstrar preocupação com a saúde dos profissionais.

E porque não uma economia no bolso dos profissionais, que não terão que desembolsar uma boa grana para se alimentar. Essa regalia pode ser muito bem aplicada no ambiente de trabalho de outras empresas.

Qualquer empresa pode criar um espaço para os colaboradores tomarem um café, com algumas opções de frutas, sucos, pães e etc. Essa pode ser uma forma, inclusive, de aumentar a capacidade e produtividade dos seus colaboradores ao longo do dia.

 

6. Ambiente de trabalho e relaxamento

Entre os benefícios do ambiente de trabalho do Google, estão seus espaços de relaxamento e leitura – que possui uma vasta diversidade de livros. Além disso, também há espaços para massagem em seu campus no Vale do Silício.

Os colaboradores costumam receber também um vale-cultura e vale-academia para aproveitarem a vida pessoal.

Outro detalhe importante é que os colaboradores têm o direito de escolher o seu espaço de trabalho. Seja numa área comum ao dia a dia das empresas – em salas coloridas que estimulam a criatividade – ou até mesmo no tapete do corredor.

Há ambientes modernos e com iluminação perfeita para quem precisa se concentrar da melhor maneira possível, respeitando a particularidade de cada um. As mesas individuais podem ser decoradas como você preferir, seja com objetos pessoais ou do dia a dia.

Liberdade é a palavra-chave no ambiente de trabalho Google. Ambientes onde as pessoas estejam felizes e dispostas para executar suas tarefas.

 

7. Licença-maternidade

A atenção dos gestores do Google também visam benefícios as mamães. Ao todo são 18 semanas de licença remunerada para as mães cuidarem de seus nenéns. Já os papais, recebem seis semanas.

Além disso, colaboradores que possuem participação nos lucros, não tem o benefício cortado no período e continuam faturando.

O ambiente de trabalho do Google para as mamães ainda se destaca por bônus oferecidos após o nascimento. São oferecidos fraldas, remédios e alimentos ao bebê, além de creche gratuita.

Já pensou em como um simples gesto de acolhimento as mamães da sua empresa pode fazer a diferença? Tudo é uma questão de planejamento e interesse da parte da empresa para com os seus colaboradores e a preocupação com o bem-estar deles.

 

Como se inspirar com o Google?

O ambiente de trabalho do Google serve de inspiração para empresas do mundo todo. E o principal segredo é a forma como os gestores e profissionais da empresa se preocupam com o bem-estar e a felicidade de seus profissionais.

A dedicação do Google em encontrar estratégias que valorizem o trabalho de seus colaboradores é que faz toda a diferença para a boa imagem de trabalho que construiu.

A cultura do Google é de priorizar, de fato, aqueles que trabalham para a empresa.

Um ambiente de trabalho onde todos se sintam satisfeitos e que queiram estar ali por anos e anos. Os colaboradores sabem que tem uma empresa que pensa no futuro deles.

 

Como mudar o cenário da minha empresa?

Esse cenário é palpável dentro das empresas. Apesar das dificuldades financeiras que muitas atravessam, ter uma visão mais justa e demonstrar importância a todos os profissionais da empresa pode levá-la ao sucesso.

Se não há valorização sobre seus profissionais, sem dúvida eles estarão insatisfeitos, indispostos e sua taxa de turnover baterá no teto.

Além disso, cuidar da equipe e entender suas necessidades é o que o Google faz de melhor e que deve servir de inspiração para gestores e profissionais de RH de outras empresas.

Valorize o que você tem em mãos e, aos poucos, a sua empresa chegará perto de um ambiente de trabalho do Google, onde todos estão felizes e satisfeitos.  

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais mostrando aos seus amigos o porquê do Google ter se tornado uma hegemonia no mercado.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *