Inscreva-se

Alto índice de turnover: quais são as áreas mais afetadas?
RH Estratégico

Alto índice de turnover: quais são as áreas mais afetadas?

A taxa de turnover é o índice que mede a rotatividade dos profissionais na empresa. Ou seja, mensura o número de entradas e saídas de funcionários. Um Alto índice de turnover pode trazer grandes prejuízos às organizações e principalmente reduzir as chances de resultado.

No Brasil, a taxa de turnover vem alcançando números alarmantes crescendo, desde 2010, 82%, segundo dados de uma Pesquisa Global da Robert Half.

Um número bastante elevado quando se leva em conta a média mundial de turnover, que teve alta de 38% no mesmo período.

E as principais causas do alto índice de turnover se referem desde a baixa remuneração, desmotivação com o trabalho até a impossibilidade de conciliar vida pessoal e profissional.

A questão principal é: como é possível reduzir o alto índice de turnover e diminuir o impacto das saídas dos profissionais da empresa? Preparamos um guia para você entender tudo sobre a taxa de turnover e criar estratégias para diminuir esse índice na sua empresa.

O que é turnover?

O turnover é uma palavra da língua inglesa que possui vários significados, entre eles renovação, reversão ou virada. No Brasil, o termo turnover significa rotatividade de pessoal. Ele mede o fluxo de admissões e demissões de uma empresa.

A rotatividade de pessoal é algo comum a todas as organizações. Entretanto, quando o número é muito elevado compromete os resultados e o crescimento da empresa. As organizações colocam como aceitável um índice de 5% de taxa de turnover.

Uma conta simples para medir o seu índice de turnover vem por meio da seguinte fórmula:

Alto índice de turnover: quais são as áreas mais afetadas?

Ao invés de fazer esse cálculo na mão, que tal acessar a planilha que elaboramos? Nela, você conseguirá calcular o índice de turnover rapidamente! Responda o formulário e receba:


Com a taxa de turnover em mãos, é hora de analisá-la! Para isso, fizemos um vídeo de apenas um minutinho para você entender a sua taxa:

Principais causas do alto índice de turnover

O alto índice de turnover pode gerar não só um baixo rendimento do seu pessoal como traz gastos excessivos a empresa com processos de admissão e demissão. E no Brasil, as principais causas para o alto índice de turnover são:

  • 33% por falta de reconhecimento e remuneração baixa;
  • 30% por desmotivação;
  • 29% por apreensão com o futuro da empresa;
  • 26% por falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Diante desse cenário o departamento pessoal e o RH precisam sempre trabalhar para encontrar estratégias de prevenção para evitar que esses motivos venham à tona.

>> A Xerpa criou o e-book TURNOVER: TUDO o que você precisa saber para reduzir a rotatividade que aborda detalhadamente os aspectos do turnover. Basta clicar no link e baixar gratuitamente.

Áreas mais afetadas pelo turnover

Apesar de o turnover ser comum no meio empresarial, alguns setores sofrem mais com as mudanças, principalmente pela instabilidade do trabalho. Os setores que mais sofrem com o alto índice de turnover são:

  • Telemarketing;
  • Construção Civil;
  • Vendas;
  • Agropecuário;
  • Serviços;
  • Varejo.

Grandes jornadas de trabalho, poucas chances de crescimento, além de escalas em feriados e fins de semana são algumas das principais causas do turnover nessas áreas.

Telemarketing

A primeira experiência profissional de muita gente está no setor de telemarketing. E é justamente um setor onde o alto índice de turnover virou rotina.

O principal motivo pelo qual isso acontece é em função do perfil dos profissionais que atuam nesse setor.

Uma pesquisa recente da Innovare mostrou que mais de 49% das pessoas que trabalham na área de telemarketing tem até 25 anos. Por ser essa porta de entrada no mercado de trabalho, esse setor também oferece poucas possibilidades de ascensão profissional.

Por isso, acaba tendo um alto índice de turnover, pois um profissional não pensará duas vezes em sair da empresa caso receba uma proposta de emprego melhor.

Construção civil

O setor de construção civil também costuma ser uma das áreas que oferece maior instabilidade profissional. Devido ao grande número de projetos temporários e de serviços operacionais, ele se vê diante de um alto índice de turnover constantemente.

A maioria das organizações contrata mão de obra por um período e raramente consegue remanejar seus profissionais quando a obra termina.

Isso dá margem para que os profissionais estejam sempre aceitando melhores propostas e pulando de emprego.

Uma Pesquisa da Consultoria Tendências determinou a taxa de rotatividade em uma escala de 0 a 10 e colocou a construção civil com um índice de turnover de 4,394. Ficando atrás no índice de rotatividade apenas dos setores de varejo e agronegócio.

Varejo

O varejo é o segmento com a maior taxa de rotatividade do Brasil, segundo dados da mesma pesquisa. O setor está com um alto índice de turnover, alcançando 6,17 na escala de 0 a 10.

O principal motivo dessa rotatividade de pessoal nessa área ocorre em função de vagas comissionadas, poucas chances de ascensão profissional, além do extenso período de trabalho, em muitos casos trabalhando de pé por horas e horas.

Vendas

Assim como ocorre no setor de varejo, o de vendas também possui um alto índice de turnover, que é refletida principalmente pela alta cobrança e estresse profissional. Além disso, muitos profissionais precisam vender para ganhar.

E em muitas empresas os profissionais sequer recebem algum tipo de formação ou treinamento para ajudá-los a desempenhar um bom papel. Aumentando assim a desmotivação e o interesse pela empresa e por sua função.

Agropecuário

O setor agropecuário sofre com o alto índice de turnover, principalmente, em função da rotatividade pelos períodos variáveis de plantio e colheita. Sendo assim, há uma grande influência na contratação de mão de obra.

Serviços

Um dos segmentos com a maior índice de turnover é o de prestadores de serviços. Empresas que prestam trabalhos como de limpeza, TI e segurança, quando terceirizadas, tendem a possuir uma alta rotatividade.

Isso se dá principalmente pela própria empresa acreditar que o prestador não se adaptou a sua rotina. Entretanto, poucas vezes são oferecidos treinamentos e formações para que os profissionais que executam o serviço conheçam a realidade da organização a fundo.

Como resolver o problema do alto índice de turnover

Diminuir o alto índice de turnover é essencial para que as empresas busquem se manter competitivas no mercado.

A alta rotatividade faz com que a empresa seja mal vista por futuros profissionais e principalmente tem um impacto negativo na retenção de talentos.

Para ajudar o setor de RH nesse desafio de diminuir a rotatividade da sua empresa, vamos a algumas ações práticas que podem ser adotadas.

#1. Melhora do clima organizacional

O clima da empresa sem dúvida é um dos pontos de maior impacto do alto índice de turnover. É impossível desenvolver uma equipe que não tem a menor estrutura para executar um bom trabalho.

Seja em relação a cobranças excessivas, em um ambiente completamente estressante, ou até na falta de estrutura de equipamentos para a execução das tarefas.

Se o ambiente é precário em relação a esses dois pontos, consequentemente, haverá um alto índice de turnover. Isso porque nenhum colaborador medirá esforços para aceitar uma proposta melhor de trabalho caso a receba.

#2. Reveja seu processo de admissão

Contratar errado significa que a empresa terá um alto turnover. Organizações que não se atentam a esse detalhe não só perdem dinheiro, por inúmeros processos de admissão e demissão, mas também barram seu próprio crescimento.

Criar uma rotina nos processos de admissão é fundamental. Construa a vaga e o perfil desejado, divulgue nos meios que mais se adequam ao perfil da empresa.

Faça uma análise técnica das habilidades do profissional e identifique se ele possui o que você está buscando.

Reorganizar as suas estratégias de contratação é crucial e talvez um dos primeiros passos para reduzir a rotatividade da sua empresa.

#3. Ofereça treinamento a sua equipe

Como dissemos anteriormente, alguns setores como de serviços, telemarketing e vendas necessariamente necessitam de treinamento profissional.

Profissionais despreparados tendem a se desmotivar por não alcançarem o que a empresa espera deles.

Além disso, a falta de capacitação mostra que a empresa pouco se preocupa com a sua mão de obra e demonstra um desinteresse pelas necessidades da equipe.

Por esse motivo, empresas que investem na formação dos seus colaboradores promovem maior engajamento e aumenta sua produtividade. Já que desenvolvem as habilidades dos seus profissionais.

#4. Conheça seus concorrentes e pague um salário justo

Uma das principais causas do alto índice de turnover está relacionada ao salário. Empresas que pagam abaixo do mercado sofrem com constantes mudanças, com saídas de funcionários a todo momento.

Dessa forma, é essencial que todas as empresas possuam profissionais que tenham conhecimento do mercado em relação ao seu segmento.

Conhecer os concorrentes e o que o mercado está pagando pode ser decisivo na hora de manter seus profissionais. E não só isso, é um diferencial principalmente para concorrer pelos grandes talentos do mercado.

#5. Crie um plano de benefícios

O plano de benefício é uma excelente alternativa para engajar profissionais e diminuir o alto índice de turnover.

Essas vantagens, que vão além do salário, são um grande diferencial do mercado e podem atrair e reter talentos na empresa.

E o plano de benefícios cabe para pequenas, médias e grandes empresas. Questões que podem ir de um plano de saúde, odontológico, participação nos lucros até em flexibilidade de horário, lanches diários ou salão de jogos.

E nesse caso divulgar seu plano de benefícios desde o anúncio da vaga pode ser um diferencial para conseguir atrair os melhores candidatos.

Diminua a taxa de turnover e faça sua empresa crescer

Reduzir o alto índice de turnover no mercado atual é fundamental para que a empresa possa evoluir. Aumentando assim a produtividade e consequentemente fazendo a empresa crescer.

Empresas que hoje não investem em ações focadas exclusivamente na sua mão de obra e na satisfação dos seus colaboradores perdem para a concorrência.

Quando o profissional não se sente valorizado pela empresa, está sempre em busca de novos ares.

Portanto, para que as empresas reduzam seu alto índice de turnover é necessário em primeiro lugar conhecer as causas. Seja o salário abaixo do mercado, falta de treinamento, ambiente tóxico na empresa e etc.

Reconhecendo os próprios erros fica mais fácil agir diretamente no problema e montar estratégias que sejam benéficas para reduzir a rotatividade do pessoal.

Comente o nosso artigo e conte para nós qual a principal dificuldade da sua empresa para conseguir diminuir o turnover alto.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *