alimentos que aumentam produtividade no trabalho

Conheça 10 alimentos que aumentam produtividade no trabalho

Existem alimentos que aumentam a produtividade no trabalho e, complementarmente, podem agregar mais bem-estar e qualidade de vida na rotina da sua empresa. Para tanto, convém pensar nessa alternativa para gerar mais valor à sua marca, tudo isso a partir do cuidado que a liderança da organização tem com os seus recursos humanos. Entre os principais alimentos, destacamos os seguintes:

  1. Chocolate amargo;
  2. Peixe;
  3. Banana;
  4. Café;
  5. Ovos;
  6. Frutas vermelhas;
  7. Oleaginosas;
  8. Chá verde;
  9. Abacate;
  10. Sementes de linhaça.

E, neste post, vamos destacar a importância em oferecer esses elementos nutricionais, no dia a dia corporativo, e também quais são os 10 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho!

Boa leitura!

A importância da alimentação no dia a dia

Em recente pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho, ficou constatado que os profissionais com maus hábitos alimentares rendiam até 20% a menos do que aqueles com uma dieta equilibrada.

Isso pode gerar um acúmulo de situações problemáticas que interferem no dia a dia, como:

  • concentração;
  • disposição;
  • foco;
  • engajamento. 

Sem falar, é claro, nos benefícios que muitos nutrientes podem agregar em nossa vida. O bem-estar e a saúde estão, afinal de contas, associados diretamente ao bom desempenho e satisfação dos profissionais.

Vamos ver, a seguir, como a empresa pode engajar nessa estratégia e inserir — ou estimular, que seja — os seus funcionários a terem uma alimentação mais rica. E, com isso, obter aspectos estimulantes dentro e fora da rotina corporativa!

Vale destacar, ainda, que a empresa pode atuar de maneiras diferenciadas nesse processo. Os benefícios corporativos, por exemplo, podem ajudar na oferta de alimentos que aumentam a produtividade no trabalho. Para saber melhor do que estamos falando, separe a leitura de nosso artigo sobre vale alimentação para complementar o que você vai descobrir ao longo deste post!

Os 10 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

Veja como uma boa alimentação pode fazer toda a diferença na rotina de qualquer pessoa!

1. Chocolate amargo

O chocolate tem, em sua composição, elementos que podem ajudar a elevar a produtividade e o raciocínio, como:

  • magnésio;
  • cobre;
  • manganês;
  • aminoácidos;
  • flavonoides.

Sem falar que o chocolate é uma fonte de energia rápida, potencializando o objetivo em manter o foco em uma só tarefa, em vez de dispersar-se com facilidade.

2. Peixe

Notória fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e também rico em ômega-3, entre outros nutrientes, o peixe pode ser inserido na rotina das pessoas por conta de múltiplos benefícios.

Além, é claro, do seu sabor. Isso porque os elementos presentes nos peixes tende a conduzir para o bom funcionamento do cérebro. Algo que pode se traduzir em menos cansaço mental, maior concentração e melhorias na memória.

Salmão e atum estão entre os peixes mais consumidos e ricos nesses nutrientes anteriormente citados.

3. Banana

Frutas, no dia a dia, são essenciais para diversas atividades. Quem deseja emagrecer ou pratica atividades físicas regularmente, por exemplo, têm uma ou duas frutas inseridas no seu cardápio cotidiano.

Mas, entre os alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, a banana se destaca. Isso porque ela é rica em:

  • vitaminas A, C e D;
  • ferro;
  • potássio;
  • cálcio;
  • magnésio.

Nutrientes que ajudam não só na digestão e em outras atividades orgânicas, mas na melhoria da atenção e da memória, além de agregar mais equilíbrio ao humor. 

Para quem convive com uma rotina atribulada, considere a banana no seu dia a dia, que é um dos melhores alimentos que aumentam a produtividade no trabalho.

4. Café

Uma das bebidas mais populares — é a segunda mais consumida pelos brasileiros —, o café também é popular quando o assunto é produtividade.

Um bom estimulante, portanto, mas que deve ser bebido com cautela, porque o excesso pode mascarar esses benefícios e acarretar em problemas à saúde.

5. Ovos

Rico em vitaminas e proteína, o ovo ajuda a combater o cansaço e contribui ativamente com a reparação das células cerebrais. Não à toa, está presente entre os alimentos que aumentam a produtividade no trabalho.

6. Frutas vermelhas

Alguns exemplos para inspirar você a inserir as frutas vermelhas no cardápio cotidiano:

  • morango;
  • cereja;
  • framboesa;
  • amora;
  • pitanga;
  • melancia;
  • tomate. 

No geral, são ingredientes que ajudam a combater os radicais livres e ajudam a estimular a memória e também a coordenação motora. Além disso, são bons auxiliares na redução do cansaço e fadiga.

7. Oleaginosas

De pistache e macadâmia às castanhas, amêndoas e nozes, as oleaginosas são alguns dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, e com a maior praticidade.

Pequeninas, elas podem ser separadas em pequenas porções para serem consumidas ao longo do dia. E são grandes fontes de nutrientes diversos, com as vitaminas do complexo B, E, magnésio, selênio e antioxidantes. 

Como resultado, elas podem melhorar a transmissão entre os neurônios e garantir constantes melhorias na memória e também em nossa atenção. Excelente para um dia longo de trabalho, né?

8. Chá verde

Mais uma opção de bebida, entre os alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, o chá verde tem cafeína em sua composição, mas de maneira reduzida. Assim, obtém-se os seus efeitos, mas de maneira mais equilibrada do que xícaras e mais xícaras consumidas de café.

Vale destacar, ainda, que o chá verde também oferece mais atenção para que o seu raciocínio seja mais rápido em decorrência de uma concentração mais aprimorada.

Perceba, inclusive, que são opções capazes de serem implementadas, dentro da empresa, de maneira diferenciada para os colaboradores. Afinal de contas, o investimento nos seus recursos humanos é uma maneira eficiente de reduzir as performances negativas e melhorar o nível geral de satisfação.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê uma olhadinha em nosso artigo sobre a importância de investir em bem-estar na rotina de trabalho!

9. Abacate

Mais uma fruta indispensável, para a sua alimentação diária, e que faz parte elementar dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho. O abacate é responsável pela manutenção do fluxo sanguíneo, além de servir como um importante estimulante para o corpo e a mente.

Com isso, você vai encontrar mais produtividade, atenção e foco para realizar as atividades profissionais.

10. Sementes de linhaça

Nosso último item da lista de alimentos que aumentam a produtividade no trabalho é rico em magnésio, vitaminas do tipo B e em ômega-3. Fáceis de carregar, também, as sementes de linhaça têm tudo o que você precisa para garantir uma boa percepção mental. O que, por sua vez, melhora o rendimento no trabalho, a concentração e a produtividade.

Como consumir esses alimentos?

Por conta da ampla variedade de alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, vale adiantar que você pode usá-los ao longo do dia inteiro.

Entretanto, grande parte deles pode ser consumida no café da manhã. Assim, com um bom planejamento, tanto o profissional quanto a empresa podem se mobilizar para garantirem a boa dose de energia desde cedo.

Vale destacar que, para o almoço, o ideal é considerar os nutrientes, e não a quantidade da comida em si sobre o prato. Assim, evita-se que aquela sensação persistente de peso e cansaço se abatam após a refeição.

E então, agora que você já sabe quais são os principais alimentos que aumentam a produtividade no trabalho, aprenda conosco também quais são os riscos do sedentarismo dentro e fora da empresa, para as pessoas!

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