ajudar funcionários a trabalharem melhor

É possível ajudar funcionários a trabalharem melhor?

Os profissionais são, sem dúvida alguma, os maiores ativos da empresa. Ou seja, se você ajudar os funcionários a trabalharem melhor estará contribuindo com a própria organização. 

Afinal, quando os empregados se sentem cuidados tendem a se engajar mais com a empresa e aumentam sua produtividade.

Neste cenário, se a sua empresa busca de uma rotina de atração e retenção de novos talentos, investir tempo para ajudar funcionários a trabalharem melhor é a melhor opção. 

Faça com que todo o time se sinta importante para a empresa. Como se fosse uma peça fundamental em um quebra-cabeça que garante bons resultados.

Portanto, é extremamente necessário criar um ambiente de trabalho agradável e próspero. Pois é aí que, os colaboradores enxergarão uma valorização por parte da empresa com seus serviços.

Mas você sabe realmente como engajar, motivar e ajudar funcionários a trabalharem melhor? Neste artigo vamos trazer alguns passos que podem ajudar sua empresa a melhorar o desempenho dos empregados. Confira!

5 dicas para melhorar o desempenho dos colaboradores

A empresa que consegue criar estratégias para ajudar funcionários a trabalharem melhor está à frente da concorrência. Isso porque quando ela reconhece a importância de cada colaborador na própria evolução acaba capacitando-os para serem melhores a cada dia.

Com isso, potencializa as habilidades de seus profissionais e aumenta as chances de conquistar resultados satisfatórios. Abaixo listamos alguns passos que a empresa pode seguir para aumentar o desempenho dos colaboradores.

  • Dar feedbacks periodicamente;
  • Fornecer a infraestrutura ideal para a execução do trabalho;
  • Valorizar as conquistas dos colaboradores;
  • Motivar os funcionários;
  • Dar atenção ao estresse financeiro.

Em seguida falaremos mais a fundo sobre cada uma dessas estratégias. 

 

Dar feedbacks periodicamente

O feedback é um ponto essencial para que os colaboradores sejam direcionados pelo caminho ideal na execução das tarefas. Por meio dele, os gestores podem ajudar funcionários a trabalharem melhor.

Pois, com feedbacks periódicos é possível apontar os acertos e os erros, para que os profissionais saibam exatamente em que ponto precisam melhorar. 

O feedback serve também como uma porta de entrada para que você avalie o que deixa o seu colaborador feliz e o que o frustra.

Reconhecer um problema no início, a partir de uma conversa de feedback, pode evitar problemas sérios de desmotivação, absenteísmo e rotatividade. O feedback, portanto, pode e deve ser o guia para ajudar funcionários a trabalharem melhor.  

Falamos sobre como oferecer o feedback sem constrangimentos no artigo: “Como dar feedback negativo: 6 passos para realizá-lo sem constrangimentos

 

Fornecer a infraestrutura ideal para a execução do trabalho

Uma empresa pode contratar os maiores talentos do mercado, porém, se não oferecer os recursos para que eles coloquem suas habilidades em prática de nada vai adiantar. 

Ou seja, ajudar funcionários a trabalharem melhor também passa por uma questão estrutural do ambiente. Seja oferecendo bons equipamentos, locais de trabalho adequados e até mesmo se atentando a disposição e layout do ambiente físico. 

Uma vez que o colaborador que adentra em um ambiente atrativo tende a ficar mais motivado e feliz. Até porque será na empresa que ele passará a maior parte do seu dia. 

Sendo assim, a infraestrutura é um objeto-chave de investimento para que a empresa possa ajudar funcionários a trabalharem melhor.

 

Valorizar as conquistas dos colaboradores

Um estudo feito pela GPTW mostrou que 44% dos profissionais colocam a oportunidade de crescimento como o principal fator para que eles permaneçam em determinada empresa. Dentro desse cenário, a valorização profissional é crucial.

Visto que quando a empresa ajuda funcionários a trabalharem melhor ela está valorizando o que tem em mãos e contribuindo para o crescimento deles. Portanto, esteja sempre atento ao que o seu colaborador faz de bom e evite focar só nos erros.

Empresas que batem palmas pelos acertos dos seus empregados tendem a ter um ambiente com alto nível de motivação e engajamento. Um simples “você fez um bom trabalho” pode fazer toda a diferença no ânimo e disposição da equipe.   

 

Motivar os funcionários

Um estudo recente da Boston Consulting Group, “Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time”, listou os principais itens de motivação para os trabalhadores brasileiros.

Entre os principais ficaram:

  • Valorização profissional;
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Bom relacionamento com colegas de trabalho e gestores
  • Reputação do empregador.

A partir desses apontamentos podemos incluir também como uma forma de motivação programas de benefícios, plano de carreira e comissões por metas alcançadas. Cada detalhe desse pode ajudar funcionários a trabalharem melhor.

Já que dessa forma eles terão uma visão de que a empresa não pensa só em lucrar com o trabalho deles, mas também valoriza a sua importância e deseja que eles façam parte do sucesso da organização.

 

Dar atenção ao estresse financeiro

53% dos trabalhadores sofrem com o chamado estresse financeiro, segundo uma pesquisa da PwC. Isto é, cria-se um cenário onde a preocupação em pagar as contas é grande e pode impactar na produtividade do colaborador e no seu foco na execução das tarefas.

O estresse financeiro pode até mesmo deixar o colaborador doente e causar afastamentos por estresse, desânimo e baixa autoestima. Mas como atualmente as empresas podem ajudar funcionários a trabalharem melhor neste sentido?

Com estratégias que deem maior autonomia para eles gerirem o seu salário mensal. Isso é possível por meio do salário sob demanda. Nele o colaborador pode sacar parte do seu salário no momento que desejar, conforme os dias trabalhados.

Assim é possível eliminar o estresse financeiro, permitindo ao profissional experimentar um cenário de “salário todo dia”. Aumentando assim sua produtividade e seu senso de agradecimento para com a empresa em que trabalha.  

O crescimento da empresa com funcionários capacitados

Ajudar funcionários a trabalharem melhor não só contribui para uma evolução profissional deles, mas também beneficia a própria empresa. Em razão de assim a organização ter à disposição uma equipe mais preparada e capacitada para enfrentar os desafios diários.

Não é fácil manter os profissionais motivados e engajados o tempo todo, entretanto, se a empresa cria estratégias para ajudar funcionários a trabalharem melhor, a gestão de pessoas fica mais assertiva.

Com isso, a retenção de talentos se torna uma consequência, pois os colaboradores reconhecerão o esforço da empresa para ajudá-los a se desenvolver diariamente.

 

Ao longo do artigo citamos dicas cujo objetivo é melhorar o desempenho dos colaboradores, aumentando a produtividade e qualidade do trabalho. 

Seguir algumas delas é um bom começo para que a sua empresa consiga ajudar funcionários a trabalharem melhor e se diferencie dos concorrentes.

Se você gostou desse artigo, siga a Xerpa nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e não perca mais nenhum conteúdo de RH e Gestão que pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.