8 passos para agilizar processos de recrutamento

Em um universo empresarial que cada dia mais gira em torno da rapidez, agilizar processos de recrutamento pode ser o fator decisivo para estar à frente de muitos concorrentes em vários quesitos.

Garimpar talentos no mercado e escolher o “colaborador perfeito” para sua empresa não é tarefa fácil, porém, existem alguns pontos que podem contribuir com o recrutador para que não sejam feitas tantas escolhas erradas, de perfis que não condizem com o que você precisa.

Nenhuma empresa quer perder tempo em um processo de contratação, mas para isso é preciso se planejar para contratar e não somente ficar divulgando uma vaga em todos os lugares possíveis, sem nenhum detalhamento e principalmente sem saber qual a real função do profissional que será contratado.

Antes de divulgar uma vaga no mercado, o gestor de equipe ou de pessoas precisa ter internamente, e, de forma bem clara, o que ele busca no mercado. É um candidato com muita experiência? É um que fale inglês? Talvez algum com habilidades de edição de vídeo e imagem? É fundamental que todas as necessidades da empresa sejam colocadas no papel, para que dessa forma a vaga possa ter uma descrição completa, que atinja exatamente aquele perfil que você precisa.

 

Como agilizar processos de Recrutamento?

Agilizar processos de recrutamento é o que todos sonham e preparamos algumas dicas para sua empresa conseguir ser diferente e dinâmica no mercado atual. Confira!

Conheça os detalhes da vaga

Quer acertar na hora de selecionar um novo colaborador? Tenha em mãos todos os detalhes da vaga. Essa parece tarefa fácil, porém, nem todos os recrutadores sabem exatamente, nos mínimos detalhes, o que realmente espera de quem está contratando.

É necessário detalhar quais as funções a serem exercidas, horário de trabalho, o que você espera do seu entrevistado em relação a experiências anteriores e o que ele precisa saber em relação a idiomas ou cursos de extensão. Quando um entrevistador tem em mãos detalhes minuciosos da vaga, a chance de erro é minimizada e a chance de acerto é muito grande. Esse detalhamento é capaz de agilizar processos de recrutamento e pode evitar retrabalhos.  

Quer saber dicas essenciais para acertar na descrição de cargo? Acesse o link!

Seja ativo no mercado

Normalmente as empresas anunciam a vaga e ficam aguardando currículos que tenham o perfil perfeito para a vaga disponível, exercendo na maioria das vezes uma atitude passiva em relação a busca do “profissional perfeito”.

Porém, atualmente algumas empresas buscaram formas de agilizar processos de recrutamento e agora estão mais ativas no processo de contratação, buscando por cargos que exigem alguma característica específica em bancos de currículos online. Esse passo rumo ao candidato esperado, sendo mais ativo no processo seletivo, pode contribuir com uma rapidez maior na pré-seleção do candidato e principalmente para agendar entrevistas e contratar aquela pessoa que mais se identifica com a vaga.

 

Faça uma pré-seleção

Uma pré-seleção pode ser um grande filtro para agilizar processos de recrutamento. Além de uma análise prévia do currículo, o recrutador tem outras opções para descartar perfis que não se adequam a vaga oferecida. Atualmente uma simples conversa por telefone, uma conversa por videoconferência pode antecipar e simplificar uma escolha por determinado colaborador. A entrevista presencial é necessária, mas pode ser um dos últimos itens do processo de contratação, quando há uma escolha antecipada dos perfis “perfeitos” para a vaga.  

Os filtros são uma excelente maneira de simplificar e otimizar o processo seletivo. Conhecer melhor o candidato por telefone, ou até mesmo em uma entrevista a distância, pode ser uma forma mais rápida de identificar quem realmente possui o perfil necessário para a oportunidade e, posteriormente, convidar os selecionados para a próxima etapa.

 

Saiba quem é o seu candidato

Não deixe para ver o currículo do candidato na última hora, no dia da entrevista. Se prepare e faça uma análise minuciosa do currículo que você recebeu. A entrevista é o momento crucial para o recrutador questionar tudo do candidato, sobre suas expectativas, experiências e se ele se adequa ao que você está buscando. Para fazer isso é necessário que o recrutador esteja preparado e saiba tudo o que puder do candidato. Cada detalhe extraído de uma entrevista é fundamental para que as chances de erro no momento da contratação sejam mínimas.

É importante que o entrevistador esteja preparado e tenha estudado o currículo do profissional. Esse também é um bom momento para tirar todas as dúvidas e perceber se o perfil do candidato é compatível ao da área em questão. Quanto mais detalhes tiver, mais adequada será a análise, ao final do processo.

 

Envolva todas as áreas da empresa

Um processo de recrutamento não deveria ser apenas de responsabilidade do dono da empresa e do gestor de pessoas, o líder da equipe, que gerenciará esse futuro colaborador, precisa ter um papel mais decisivo no momento da escolha.

Apesar da decisão final ser do dono da empresa, um líder pode ter uma visão diferente do que a equipe realmente precisa, por estar mais presente no dia a dia e na execução das tarefas para onde o entrevistado será contratado. Obter mais de uma opinião em um processo de contratação, com exposições diferentes de pontos de vista, podem ser um grande apoio em uma decisão final sobre se um candidato tem ou não o perfil ideal para a vaga oferecida.

 

Descreva corretamente a vaga

Um passo fácil e mais do que fundamental para agilizar processos de recrutamento é o de descrição da vaga. Atrair pessoas para uma oportunidade de emprego não é tarefa difícil, porém, muitos podem estar totalmente fora do perfil que os recrutadores buscam, se a descrição da vaga divulgada não estiver completa, ou claramente descrita, para que o candidato a preencha.

Um equívoco na hora de montar as exigências de um processo, pode atrasar as escolhas da empresa e entrevistas com perfis não adequados as suas necessidades pode acontecer muitas vezes. Portanto, os detalhes na construção de uma vaga de emprego têm papel fundamental para que o processo seletivo flua corretamente e consequentemente aumente as chances de acerto na escolha de um profissional que se encaixe no que a empresa precisa.

 

Monte um banco de dados

Descartar todos os currículos que recebe é um erro que muitas empresas cometem. Não selecionar um candidato para determinada vaga, não quer dizer que ele não terá potencial para futuras oportunidades dentro da sua empresa, e um banco de currículo pode ser uma maneira de agilizar processos de recrutamento futuros para o recrutador.

Guardar currículos de profissionais não escolhidos em determinado momento pode gerar acertos futuros, e deixar você sempre com cartas na manga para preencher vagas de urgência, sem precisar sair correndo de forma desordenada em busca de um novo colaborador.

 

Referências são importantes

Buscar referências dos colaboradores selecionados para a vaga é um bom recurso para evitar erros de análise apenas com um currículo e uma conversa durante a entrevista. Uma carta de recomendação ou conversar com ex-empregadores tendem a agilizar processos para construir o perfil do possível contratado e minimizar os equívocos em uma seleção.

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