Administração de pessoas: como tornar seu departamento mais estratégico?

O mercado atual está cada vez mais competitivo e, para manter sua empresa firme, é imprescindível que se faça uma administração de pessoas de forma estratégica. Cuidar para a qualidade do desempenho de sua equipe é fator predominante para o sucesso, afinal, é por meio dela que os resultados serão gerados.

Pensando na grande relevância desse tema, nós separamos neste artigo dicas super interessantes para que você consiga tornar seu departamento mais estratégico e garantir retornos incríveis. Ficou interessado? Então siga a leitura deste post e confira!

 

Aproxime-se de outros setores da empresa

Para tornar sua administração de pessoas mais estratégica, é importante que você consiga aproximar-se dos demais setores da empresa. Ser capaz de conhecer os processos que não são apenas os seus é interessante para que você saiba a lógica das atividades e seja capaz de aprimorar sua própria prática observando o que é feito nas outras áreas da corporação.

 

Tenha mais transparência

Deixe claro aos seus liderados o que a organização espera deles, quais são as metas, quais os benefícios, quais os objetivos e as demais coisas que vão dar sentido à atuação de cada profissional. A partir do momento em que você sana a maioria das dúvidas e trabalha de forma aberta em prol de desenvolver as atividades, sua equipe passa a depositar mais credibilidade e confiança, vendo mais sentido no que estão fazendo.

 

Utilize novas tecnologias

As novas tecnologias são grandes aliadas no cotidiano de uma corporação. Estamos atuando em um mercado extremamente dinâmico e carente de resultados constantes, logo, se não utilizarmos a tecnologia em nossos processos, corremos grandes riscos de nos tornar obsoletos.

Em relação à administração de pessoas, a tecnologia ajuda no aumento da produtividade e na assertividade das respostas obtidas pelo trabalho exercido. Os colaboradores terão mais tempo para investir em seu capital intelectual e na criação de novas ideias, afinal, não vão perder tempo com tarefas manuais e complexas.

 

Tenha uma visão sistêmica

Ter uma visão do todo é fundamental para o desenvolvimento de equipes e projetos; é umas das fontes para o sucesso. Isso se explica pelo fato de que, quando se é capaz de sair da caixa e observar não apenas a própria realidade, mas também a realidade e os processos do outro, é possível agir de forma mais estratégica e direcionada.

Por exemplo, se antes você se enraivecia em decorrência do tempo em que determinado setor realizava uma tarefa que era pré-requisito para o seu produto, conhecendo os procedimentos desse setor você pode tanto compreender o motivo da demora quanto — e mais importante — fornecer ideias para auxiliar na agilidade do processo. Ou seja, você deixa de ser uma pessoa que se acomodou na insatisfação e passa ser alguém que foi capaz de observar a realidade do outro e buscar meios de melhorar para que ambos fossem beneficiados.

Esse é um ato muito nobre, inclusive, quando você para de ser autocentrado e começa a reconhecer que não é o único que possui questões relevantes e que carecem de atenção. E o mais interessante dessa característica é que, ao contrário de abrir mão de si mesmo, ao auxiliar e compreender o outro, você beneficia a si próprio também. Vale a pena pensar nisso!

 

Utilize softwares de gestão de pessoas

Os softwares de gestão de pessoas são muito interessantes para automatizar processos como folha de pagamento, admissões de funcionários, desligamentos, controle de férias, entre outros. É uma excelente forma de otimizar as atividades mais burocráticas e também de minimizar possíveis erros e atrasos na entrega desses dados.

Como são informações, geralmente, muito importantes aos colaboradores, ter um sistema que agilize essas atividades é primordial para manter a satisfação geral e também para que se tenha uma melhor ordenação dos serviços realizados. Uma boa dica é entrar em contato com uma empresa de confiança que ofereça esses softwares com qualidade.

 

Promova trabalhos pautados na ética

Por mais que resultados sejam importantes e que existam metas e todas as burocracias corporativas, você jamais pode se esquecer de pautar seu trabalho na ética. Por meio da ética, é possível conquistar a confiança e o respeito tanto do público interno, quanto do público externo.

Na administração de pessoas, a atuação ética é fundamental para a união do time, para que as pessoas tenham ciência de que o sucesso da equipe representa, também, o sucesso individual e para que o estímulo e o trabalho sejam mantidos. Quando o profissional se vê respeitado e nota que não precisa ter ator duvidosos para conseguir crescimento, ele passa a ser mais parceiro da organização e realiza suas tarefas com excelência e assertividade.

 

Invista em melhoria contínua

A administração de pessoas não se faz de forma eficaz sem melhoria contínua. Quando uma equipe fica estagnada em zona de conforto e não busca se aprimorar a cada dia, há o risco de começar a decair seus resultados. Para que isso não aconteça, promova sempre reuniões com o intuito de discutir as tarefas realizadas, o que deu certo, o que deu errado e o que pode ser melhorado.

 

Motive seus colaboradores

Não podemos nos esquecer da motivação. Ela é a fonte que possibilita aos colaboradores se tornarem cada vez mais criativos e produtivos. Por isso, estimule a motivação de sua equipe, ofereça desafios, dê prêmios e deixe bem claro que, por meio de um trabalho bem feito, é possível uma ascensão da empresa.

Dessa forma, você faz com que seu pessoal se sinta valorizado e comece a trabalhar com mais paixão, vendo a corporação como uma fonte de benefícios e uma aliada para seu sucesso, contribuindo, consequentemente, para o êxito da corporação. Manter um time motivado ajuda também nos momentos em que surgirem complicações, afinal, ter indivíduos que se entregam de corpo e alma ao trabalho agiliza a resolução de problemas e garante um clima agradável.

Como podemos notar, a administração de pessoas não é uma tarefa fácil, porém se for realizada de forma estratégica, com visão sistêmica e pautada na ética, a organização pode garantir a excelência de seus processos. Além de ser capaz de ampliar produtividade e resultados, os colaboradores se tornam mais engajados e a corporação se torna reconhecida no mercado, garantindo a confiabilidade de seu público.

E então, como é feita a administração de pessoas em sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *