As empresas já entenderam que os funcionários atuais não se motivam apenas com seus salários pagos em dia. É necessário algo a mais para que eles trabalhem engajados e satisfeitos com seus trabalhos.
O oferecimento de benefícios é uma opção muito eficiente para isso. Por meio dos benefícios certos, é possível mostrar aos colaboradores que eles são valorizados pela a empresa.
Dessa forma, a empresa pode contar com um aumento da produtividade de seus funcionários, uma maior integração entre a equipe e, consequentemente, uma melhoria no clima organizacional.
No entanto, não é tão simples criar um pacote de benefícios. É necessário planejamento para que não haja erro na hora de escolher as opções que se adequam a equipe.
Por isso, é preciso realizar uma administração de benefícios eficiente para ter resultados.
A administração de benefícios é a realização de um conjunto de processos que garantem a manutenção correta dos benefícios oferecidos aos colaboradores para que sejam justos e compatíveis com o mercado. Seu objetivo é contribuir com a retenção de talentos e redução de custos na empresa.
Pensando na importância de realizar uma administração de benefícios de sucesso para garantir a motivação de seus colaboradores, separamos algumas dicas para que seu RH consiga realizar esse processo corretamente, garantindo um retorno positivo.
Confira, aqui!
O que é administração de benefícios?
O oferecimento de benefícios é um grande diferencial na gestão de pessoas quando se trata de manter e reter talentos.
Uma empresa que oferece um pacote de benefícios atrativos, aumenta suas chances de reduzir a rotatividade de seus colaboradores. Ela os mantêm mais motivados, alcançando uma maior produtividade e competitividade dentro da organização.
A administração de benefícios nada mais é do que um conjunto de medidas voltadas para a manutenção das necessidades dos funcionários de uma empresa, tanto social, quanto economicamente.
O objetivo dessa gestão é garantir a satisfação dessas necessidades para ter como resultado maior motivação dos empregados e, consequentemente, um maior incentivo em seu desempenho.
Portanto, ao ter um plano de gestão estruturado em conformidade com a cultura da empresa e as necessidades dos empregados, a empresa poderá garantir que sua força de trabalho alcançará seus objetivos pessoais e profissionais.
As vantagens de uma administração de benefícios eficiente não param por aí! Ao gerir corretamente os benefícios, o empregador pode contar com uma maior facilidade de atingir seus objetivos.
Por exemplo: a empresa conseguirá atrair e manter funcionários, reduzir a rotatividade e o valor de horas trabalhadas, além de inteirar as carências da previdência social.
Quais as vantagens da administração de benefícios?
Para orientá-lo melhor sobre o assunto, conheça quais são as principais vantagens da administração de benefícios para os colaboradores e as empresas. Veja:
Integração entre empresa e colaborador
Proporcionar a sensação de pertencimento aos funcionários é uma das chaves de sucesso para qualquer empresa.
Por meio de uma administração de benefícios correta, é possível promover a integração entre as diferentes áreas da empresa, fortalecendo laço com a organização.
Aumento da produtividade
Por meio de uma política transparente, em que os benefícios e as expectativas de crescimento estejam alinhados entre empregador e funcionário, é possível deixar todos mais satisfeitos.
Quando o colaborador se sente reconhecido e valorizado pela empresa, os empregados se sentem mais satisfeitos e felizes no trabalho, o que pode estimular a criatividade e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe.
Redução de Turnover
Uma administração de benefícios eficiente é indispensável para reduzir a taxa de turnover dos funcionários na empresa.
Ao investir nos benefícios corretos, como oferecer bônus, prêmios por desempenho e planos de carreira, os funcionários se sentirão mais motivados a permanecer na empresa.
Eles irão se esforçar mais para crescer e continuar na empresa e, assim, contribuir com as conquistas da organização.
Como realizar essa gestão?
Como você pôde perceber, há muitas vantagens em uma administração de benefícios eficiente. O único problema é que realizar essa gestão pode ser um desafio, especialmente se a empresa não contar com a ajuda do RH.
Para ajudar nessa missão, separamos 5 maneiras para ajudar o RH a melhorar e agilizar esse processo:
1. Analise os benefícios atuais
Primeiramente, é preciso conhecer os benefícios atuais oferecidos pela empresa para tentar entender se eles estão dando resultados e quais são suas possíveis ineficiências.
Pode acontecer de a organização gastar muito dinheiro com diversos benefícios e não obter resultado nenhum. Isso porque os benefícios oferecidos não são relevantes para seu público interno.
De nada adianta oferecer auxílio creche, se a maioria dos colaboradores não têm filhos, por exemplo. Portanto, o primeiro passo é reavaliar o pacote de benefícios atuais.
2. Eliminar benefícios desnecessários
O segundo passo é justamente eliminar todos aqueles benefícios irrelevantes para os colaboradores.
Isso tornará a administração de benefícios pelo RH uma tarefa mais fácil, podendo se concentrar no que realmente importa.
Assim, a empresa poderá economizar, tendo um maior orçamento para investir em benefícios que seu time realmente deseja receber.
3. Educar a equipe
Para garantir que os empregados fiquem satisfeitos com os benefícios recebidos, é necessário que eles compreendam de forma geral o pacote de benefícios, pois não é possível atender a todos os desejos.
Os detalhes podem ser confusos, portanto pode ser necessário reunir todas as informações para mostrar todos os benefícios que a empresa oferece para auxiliar a tomada de decisões.
4. Utilizar um software de gestão
Controlar os diversos benefícios oferecidos aos funcionários de forma manual é um tarefa muito árdua e que ocupa muito tempo da equipe de RH.
Portanto, contar com a ajuda de algum tipo de software de administração de benefícios é essencial.
Desse modo, os profissionais de RH conseguirão eliminar o estresse, focando-se na parte que realmente importa.
Por meio de um software de administração de benefícios de qualidade, as empresas poderão executar diversas funções, como:
- gerenciar vários planos de benefícios diferentes;
- acessar as informações sobre benefícios para funcionários;
- monitorar as possíveis mudanças nos requisitos;
- armazenar as informações na nuvem.
Oferecer benefícios aos funcionários é uma estratégia inteligente para reter e atrair talentos do mercado.
Para isso, é administração de benefícios precisa ser efetiva para garantir que todos os funcionários obtenham a cobertura de que precisam.
Gostou desse artigo sobre o impacto da administração de benefícios nas empresas? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos como esse!