Adiantamento salarial tem desconto? Entenda como funciona essa modalidade de pagamento

adiantamento salarial tem desconto

Segundo a legislação, até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, todos os colaboradores devem receber o pagamento do salário. Porém, muitas empresas atuam com adiantamentos, mas adiantamento salarial tem desconto? 

Existem duas principais maneiras de antecipar o pagamento: os famosos “vales” ou o salário sob demanda.

A segunda opção é uma prática que tem ganhado adeptos no mercado, principalmente, pelos benefícios apresentados ao trabalhador, como maior produtividade e nível de satisfação com a empresa.

Apesar de ser cada vez mais comum, muitas dúvidas ainda existem em torno do tema, como: adiantamento salarial tem desconto? Quem pode solicitar o adiantamento salarial?

Neste artigo, vamos abordar os principais questionamentos sobre a modalidade e explicar quais as vantagens de contar com o adiantamento salarial para os colaboradores. Você vai aprender:

  • O que é adiantamento salarial?;
  • Quem pode optar pela modalidade?;
  • Existe valor máximo no adiantamento salarial?;
  • Adiantamento salarial tem desconto?;
  • Quais os benefícios do adiantamento salarial?;
  • Como aderir ao adiamento salarial?

Então, vamos lá!

O que é adiantamento salarial?

A modalidade nada mais é que o pagamento antecipado de parte da remuneração do trabalhador. O intuito é apoiar os colaboradores que precisam da quantia antes da data tradicional de recebimento do salário.

Vale destacar que a CLT não especifica regras claras sobre ele e fica a questão: adiantamento salarial tem desconto? 

Apesar de não possuir essa regulamentação específica, a lei prevê a possibilidade de descontos no pagamento caso haja o pagamento adiantado, solicitado pelo colaborador ou oferecido espontaneamente pela empresa. (Artigo 462).

Existem três principais tipos de adiantamento salarial:

  • Vale: quando a empresa define uma data para pagar uma porcentagem do salário adiantado aos colaboradores que solicitarem.
  • Cartão multibenefícios: o valor do adiantamento salarial é depositado em um cartão que permite o pagamento de despesas domésticas (como alimentação) e medicamentos.
  • Salário sob demanda: modalidade que permite ao colaborador solicitar parte do pagamento referente aos dias trabalhados quando necessitar.

Independentemente do tipo de adiantamento salarial que a empresa decida oferecer ao funcionário, é necessário que haja uma boa organização da gestão financeira e o controle correto dos benefícios oferecidos. 

Até porque, se a empresa consegue responder a questão “adiantamento salarial tem desconto?” fica mais fácil organizar esse processo e eliminar as chances de erros nos cálculos.

Quem pode optar pela modalidade?

Não existe na lei uma regra sobre ser obrigatório oferecer o adiantamento salarial, por isso nem todas as empresas oferecem aos trabalhadores a antecipação de parte do pagamento.

Entretanto, se a companhia aderir a um dos benefícios citados no item acima, todos os funcionários devem ter direito. Não pode haver nenhum tipo de restrição, seja ela por cargo ou faixa salarial.

Existe valor máximo no adiantamento salarial?

Apesar de não ser regulamentado, é prática de todo o mercado que o adiantamento salarial não ultrapasse 40% do valor total do salário do empregado

Além disso, é preciso considerar os dias trabalhados do mês para calcular qual será a quantia paga antecipadamente. Mas o adiantamento salarial tem desconto? Falaremos sobre o tema a seguir. 

Adiantamento salarial tem desconto?

Adiantamento salarial tem desconto ou não? Como já citado anteriormente, as leis trabalhistas brasileiras preveem desconto no adiantamento salarial. O artigo 462 determina que:

“Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.”

Os descontos no adiantamento salarial, geralmente, irão constar apenas no pagamento final do salário e deverão constar no holerite.

Ou seja, o pagamento adiantado pode vir sem os descontos de INSS e a porcentagem de outros benefícios (como o vale-transporte), mas o valor será calculado em cima do valor total do salário no momento de receber a quantia restante.

Quais os benefícios do adiantamento salarial?

Agora que já sabemos a resposta para a pergunta inicial deste artigo – se adiantamento salarial tem desconto? – vamos falar sobre as vantagens de oferecer adiantamento salarial aos colaboradores. 

Investir em adiantamento salarial impacta diretamente no bem-estar do seu colaborador. Os benefícios abrangem tanto o trabalhador, que recebe o adiantamento, quanto a empresa, que oferece a facilidade.

Alguns levantamentos já apontam que colaboradores com problemas financeiros apresentam queda na produtividade. 

A pesquisa Employee Financial Wellness Survey, por exemplo, identificou que 35% dos profissionais relataram distração no trabalho por conta de problemas relacionados a finanças pessoais.

Além disso, quase metade dos colaboradores entrevistados gastam 3 horas ou mais da carga horária tentando solucionar essas questões. 

Adiantamento salarial na retenção de talentos

É evidente portanto que funcionários com a vida financeira em dia tendem a ser mais produtivos, pois possuem menos motivos para se preocupar no âmbito pessoal. O adiantamento salarial auxilia as empresas em diversos pontos, inclusive, na retenção de talentos. 

O levantamento PayActiv Impact Report de 2019 indicou que 81% dos entrevistados tendem a permanecer no trabalho atual por terem o benefício do pagamento sob demanda.

Consequentemente, as companhias que já aderiram a essa modalidade de adiantamento salarial apontaram um crescimento de 30% nos índices de retenção de talentos. Além disso, 22% dos profissionais, que possuem a opção de adiantamento do salário evitam os empréstimos. 

Como aderir ao adiamento salarial?

Se a sua empresa ainda não conta com nenhuma das modalidades de adiantamento salarial, antes de oferecer o benefício ao trabalhador, é preciso estruturar o departamento financeiro e preparar todos os itens antes de começar.

A folha de pagamento do trabalhador deverá ser atualizada, pois todas as informações e descontos no adiantamento salarial precisa constar no holerite. 

Sem uma gestão financeira organizada existe uma grande chance de cometer erros que prejudiquem as finanças da companhia. Para auxiliar neste processo, já existem softwares que atuam como intermediadores do pagamento sob demanda. 

Neste post do nosso blog, falamos um pouco mais sobre como fornecer o adiantamento salarial.

Xerpay é a solução 

É o caso da plataforma Xerpay, um dos recursos da Xerpa, que oferece o aplicativo para que colaboradores façam o saque do salário a qualquer momento, reduzindo assim o estresse financeiro.

O sistema é bem simples, bastando apenas que o setor de recursos humanos ofereça um login e senha para cada colaborador. A partir daí, o funcionário escolhe quanto e quando fazer o saque, que cai na hora na conta corrente escolhida.

Para solicitar o adiantamento, o profissional precisa ter dias trabalhados disponíveis e, se for realizado antes do fechamento da folha da empresa, será descontado do mês atual.

Exemplo: se a folha de pagamento começa no dia 20 de cada mês, todos os saques feitos até o dia 19 serão descontados no salário deste mês. A partir do dia 20, o desconto somente será realizado no próximo salário.

Fale com um consultor e saiba mais sobre o Xerpay clicando aqui

No Xerpay, adiantamento salarial tem desconto?

Sim. Existe uma tarifa única no momento do saque que pode variar entre R$ 2 e R$9. Há ainda a possibilidade da empresa que contratar o software subsidiar uma quantidade mensal de saque por cada colaborador.

Se considerarmos que o adiantamento salarial possibilita quitar as contas em dia, evitar o pagamento de taxas de juros do cheque especial e solicitação de empréstimos, ter a oportunidade de sacar o dinheiro na hora que desejar, é uma grande facilidade.

O Xerpay, que está há quase 2 anos no mercado, cresce constantemente – só em 2020 cresceu mais de 8 vezes – é mais uma plataforma para auxiliar a gestão financeira e simplificar o dia a dia do trabalhador.

 

Gostou desse conteúdo que mostrou se o adiantamento salarial tem desconto? Então, compartilhe nas suas redes sociais e divida a novidade com suas conexões.

Confira outros artigos que você pode se interessar