ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho

As melhores ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho

Ter ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho são importantes para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, funcionários felizes e motivados são indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer corporação.

A implementação de benefícios deve não só obedecer ao orçamento, mas também atender às necessidades dos colaboradores. Desta forma, irá melhorar o ambiente de maneira significativa, a fim de promover maior produtividade e retenção.

Neste post, vamos citar alguns fatores que prejudicam essa qualidade de vida e o que pode ser feito para melhorá-la. Acompanhe!

O que são ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho?

As ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho buscam atender as necessidades dos funcionários em aspectos profissionais e pessoais.

A empresa procura oferecer as melhores condições possíveis para o trabalho, com benefícios que proporcionam um ambiente organizacional mais positivo, o bem-estar e a produtividade.

Quais fatores são prejudiciais ao ambiente laboral?

Diversos aspectos podem ser considerados na hora de avaliar a qualidade do ambiente de trabalho. Destacamos os mais prejudiciais.

 

Metas inalcançáveis

A definição de metas é um excelente motivador, que ajuda a equipe a entender onde deve chegar e os esforços que devem ser empregados para esse objetivo.

Porém quando essas metas são inalcançáveis, acabam desmotivando os colaboradores e fazendo com que eles tenham menos disposição para trabalhar. O que afeta de maneira negativa a qualidade de vida de cada um.

 

Ambiente tenso

Um ambiente tenso é a definição de um local com o clima organizacional ruim e que prejudica a qualidade de vida.

Uma série de fatores podem provocar esse ambiente negativo, como liderança ruim, falta de reconhecimento, entre outros.

A estrutura física do local também é importante. O ambiente deve ser adequado, limpo e com temperatura adequada, sem distrações. O mobiliário deve favorecer a ergonomia e o conforto.

As relações também são importantes em um bom ambiente de trabalho. Um local em que as ligações humanas são péssimas certamente dificultam o fato da pessoa passar 8 horas do dia naquele local.

 

Competitividade exagerada

O excesso de competitividade está ligado à qualidade do ambiente e afeta diretamente na motivação e conforto dos funcionários.

Muitos gestores ainda veem essa rivalidade como algo positivo, que vai fazer com que os colaboradores se esforcem pelos melhores resultados.

No entanto, essa é uma ideia equivocada, já que em um ambiente no qual há extrema concorrência o que mais vemos é um tentando ultrapassar o outro. Isso se traduz em diversas falhas e culpas, em vez de soluções.

Um local em que o trabalho é colaborativo é muito mais dinâmico e produtivo. Os colegas procuram resolver problemas e isso se traduz em inovação e melhores resultados.

 

Excesso de trabalho

Garantir um período de descanso é essencial para manter a saúde e motivação dos profissionais.

Quando as pessoas começam a abrir mão de coisas básicas para se manter trabalhando, como os horários de sono, lazer e alimentação, esse hábito se torna insustentável e afeta a qualidade de vida de maneira extrema.

Um estudo realizado pelo Departamento de Lei e Proteção Laboral concluiu que mais de 8 horas diárias de trabalho reduzem significativamente a saúde e capacidade dos funcionários.

Como estimular a qualidade de vida no trabalho?

Diversas ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho podem ser implementadas pela empresa. Destacamos 4 que podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização. Confira!

 

1. Programas de saúde e bem-estar

A empresa pode promover ações com foco no melhora da qualidade de vida, que procuram aumentar o bem-estar entre os profissionais.

Esses programas trazem inúmeras vantagens, desde o aumento da produtividade, à diminuição do estresse e maior retenção dos funcionários.

Além disso, organizações que investem nesse tipo de iniciativa são bem vistas pelos profissionais, o que aumenta o employer branding e se torna um diferencial.

Dentre as ações que podem ser adotadas, a que mais se destacou no mercado é o Salário sob Demanda

 

O que é o salário sob demanda?

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam. Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser. E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda. 

 

2. Reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional é outro aspecto chave para promover a qualidade de vida na empresa.

Elogiar, oferecer gratificações e identificar de maneira pública um trabalho bem-feito faz toda a diferença na sensação de pertencimento e valorização dos profissionais.

Outra estratégia importante é estruturar uma orientação de carreira, que faz com que o profissional tenha mais foco e consiga trabalhar com mais motivação e empenho.

 

3. Flexibilização da jornada de trabalho

O horário de trabalho é um dos pontos mais importantes para a qualidade de vida.

Cumprir o expediente comercial muitas vezes significa  enfrentar horas de trânsito e ter a produtividade prejudicada pelo estresse que essa rotina provoca.

Para contornar esse problema, você pode propor um expediente flexível ou até mesmo o trabalho remoto, assim o colaborador pode desenvolver suas tarefas de onde achar melhor.

Esse tipo de benefício aumenta o tempo livre e possibilita maior convivência com a família, aumentando a satisfação.

 

4. Comunicação interna

Uma boa comunicação interna melhora significativamente o clima organizacional e consequentemente, a qualidade de vida.

A empresa deve deixar claro para os funcionários todas as ações e mudanças, estabelecendo uma relação de confiança e transparência.

Os empregados também devem se sentir à vontade para fazer sugestões e relatar problemas. Coibir esse tipo de diálogo só vai fazer com que ele aconteça de maneira paralela pelos corredores, prejudicando muito o ambiente.

A liderança também deve estar treinada para lidar com pessoas de diferentes personalidades e comportamentos. Uma boa gestão é feita de maneira horizontal, tratando os membros da equipe como colaboradores e não como subalternos.

 

Os gestores e equipes de RH devem ter em mente que a prioridade é sempre preservar o bem-estar e saúde (física e mental) dos seus colaboradores, mesmo que isso signifique mais contratações ou investimentos.

É um erro comum pensar que deve se extrair o máximo da capacidade de trabalho dos profissionais. Tal comportamento só vai resultar em exaustão e consequente queda de qualidade, afastamentos e desligamentos.

Por isso, planejar e viabilizar ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho é tão decisivo para a expansão de uma empresa. Pense no que pode ser feito na sua organização e comece a estruturar esses benefícios.

 

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos que vão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.