Como desenvolver as melhores ações motivacionais no trabalho?

A motivação de funcionários é uma estratégia de gestão de pessoas utilizada pelas empresas para manter seus times produtivos e eficientes. É necessário que elas entendam que o principal ativo de seus negócios são, justamente, seus empregados. Portanto, para garantir bons resultados nos negócios, é indispensável realizar ações motivacionais no trabalho.

Motivação tem a ver com a satisfação das necessidades, as quais podem variar de acordo com o tipo de funcionário e momento. Ao pensar dessa forma, as empresas devem oferecer benefícios que possibilitem uma melhora na qualidade de vida dentro e fora da empresa.

Por isso, essas ações não devem se resumir apenas a uma boa remuneração. Atualmente, a maioria dos profissionais, principalmente os mais jovens, não buscam exclusivamente por salários altos.

É preciso oferecer algo a mais: benefícios que demonstrem a importância do funcionário e de seu bem-estar para a empresa. Eles podem ser premiações em experiências, viagens e vouchers para restaurantes e estabelecimentos de cultura e lazer.

Uma coisa é certa: profissionais são totalmente influenciados pelas condições e meio de trabalho em que estão. Quando insatisfeitos, passam a produzir menos e até a influenciar seus colegas.

Portanto, seu desempenho dependerá dessas ações e benefícios, que deverão deixá-los inspirados ao desempenharem suas tarefas.

 

Importância das ações motivacionais no trabalho

A boa performance de seu time garantirá que sua empresa atinja todos os objetivos corporativos e esteja à frente dos concorrentes no mercado. Portanto, desenvolva novas formas de motivar os membros de sua equipe.

Por meio das melhores ações motivacionais no trabalho, os funcionários passarão a se sentir mais reconhecidos e, assim, sentirão mais vontade de se envolver nos projetos da empresa. Isso gera uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades desenvolvidas.

Os problemas de desmotivação não são uma responsabilidade apenas dos gestores e líderes das equipes. O RH também tem papel fundamental para lidar com as características pessoais e complexidade de cada colaborador.

O departamento de RH deve detectar aqueles funcionários que demonstram insatisfação no ambiente de trabalho e, assim identificar quais são as melhores ações motivacionais no trabalho para a empresa colocar em prática.

 

Medir os índices de insatisfação

O primeiro passo para escolher as ações motivacionais certas é, justamente, identificar os índices de insatisfação dos colaboradores. Há diferentes razões que podem fazer com que os níveis de motivação estejam altos ou baixos.

Portanto, é necessário que o RH acompanhe o clima dentro da empresa para observar o grau de comprometimento dos funcionários e analisar como o emocional de cada um vem trazendo impactos para os negócios.

Para isso, o RH deve analisar o comportamento da equipe e detectar ações negativas, tais como:

  • Usar muitas palavras negativas durante o trabalho e frequentemente apresentar estresse;
  • Esperar impacientemente por intervalos ou término do expediente;
  • Isolamento do restante da equipe;
  • Ficar muito tempo sem utilizar a criatividade, realizando apenas as tarefas necessárias do dia a dia;
  • Não atingir as metas estipuladas;
  • Não aceitar mudanças, sugestões ou críticas construtivas;
  • Não demonstrar interesse em participar de treinamentos ou atividades da empresa;
  • Faltas injustificadas frequentes.

Essas e diversas outras ações podem ser percebidas em funcionários desmotivados. E, como você pode perceber, quando há diversos empregados com esses sintomas, as tarefas de sua empresa não serão bem desenvolvidas. Não é mesmo?

Portanto, é hora de investir em uma nova abordagem antes que prejuízos maiores aconteçam. Para aprimorar as ações motivacionais no trabalho de sua empresa, há diversas dicas práticas e econômicas que podem ajudar. Confira:

 

10 dicas para melhorar as ações motivacionais na sua empresa

1. Conheça bem os funcionários

O ambiente organizacional é composto por diversos colaboradores com personalidades e necessidades individuais, assim como características em comum com seus grupos.

Assim, se a empresa sempre considerar sua equipe de forma homogênea, nunca conseguirá alcançar resultados com suas ações motivacionais no trabalho. Portanto, é necessário adquirir conhecimento suficiente sobre as peculiaridades e as exigências os diferentes grupos.

Apenas assim, será possível criar campanhas personalizadas capazes de atender às demandas internas de maneira eficiente.

 

2. Personalize as estratégias utilizadas

Para se alcançar resultados positivos, é preciso promover o aprendizado, crescimento e a colaboração no ambiente de trabalho.

No entanto, somente quando as estratégias são planejadas de acordo com as características individuais e coletivas da equipe é possível atingir o sucesso das ações.

Portanto, crie ações motivacionais no trabalho personalizadas, convidando todos os funcionários a participarem da sua elaboração. Isso permite que as ações atendam às exigências de todos.

Quando os empregados passam a participar e percebem que suas necessidades são consideradas, é possível até perceber reduções significativas nos índices de absenteísmo e turnover.

 

3. Cuide do clima organizacional

O clima de uma empresa é determinado a partir da percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho. Ele é diretamente influenciado pela motivação, engajamento e satisfação dos funcionários.

Portanto, uma ação motivacional importante é oferecer o ambiente mais saudável e positivo possível aos colaboradores. Quanto melhor for o clima organizacional, melhores serão os resultados conquistados.

 

4. Celebre datas comemorativas

Outra ação motivacional importante, é a celebração interna de datas comemorativas, como Páscoa, Natal, Dia das mães e dos pais, Dia do amigo, dia das diferentes profissões dos colaboradores da empresa, entre outras.

É importante que a empresa não deixe passar essas datas em branco. Para isso, realize pequenas comemorações internas, compre lembrancinhas para os funcionários, envie e-mails e cartões-postais, entre outras ações. O fundamental mostrar para os funcionários que a empresa quer comemorar esses marcos importantes com todos.

 

5. Parabenize funcionários

Além de datas comemorativas, outros acontecimentos importantes devem ser reconhecidos pela empresa.  como o nascimento de filhos ou casamentos. A empresa pode dar presentes, dia de folga, entre outras ações.

Parabenize também os resultados alcançados! Aqueles colaboradores que superaram as expectativas e tiverem um excelente desempenho, precisam ser reconhecidos. Demonstre que a empresa está acompanhando o seu trabalho e está feliz com os resultados.

 

6. Estimule a capacitação

Outra forma de manter os funcionários motivados é por meio do estímulo profissional. Isso é fundamental, pois quando se sentem estagnados em suas carreiras, muitos profissionais tendem a ficar desmotivados.

Portanto, crie ações motivacionais no trabalho de capacitação, como treinamentos, cursos, palestras e outros eventos de graça para toda a equipe.

 

7. Proponha desafios e recompensas

Na mesma linha da capacitação, desenvolver uma cultura de desafios entre os funcionários é outra ação motivadora para não deixar que os colaboradores fiquem estagnados em suas tarefas.

Proponha pequenos desafios no dia a dia da equipe. Estimule todos a participarem, buscando pela solução de determinados problemas dos negócios ou realizando tarefas para bater alguma meta.

Aqueles que se destacarem devem ser reconhecidos pela empresa e receber algum prêmio. Esse tipo de ação, além de deixar a equipe motivada, encoraja os colaboradores a desenvolverem sua criatividade e talentos.

 

8. Promova a integração das equipes

Muitas empresas, principalmente as grandes corporações, mantêm suas equipes trabalhando separadamente. E, na correria do dia a dia, os profissionais acabam não tendo contato com as equipes de outros setores.

Portanto é necessário promover a integração entre esses colaboradores. Para isso, é necessário colocar em prática algumas ações motivacionais no trabalho, como encontros semanais, reuniões, momentos de descontração, entre outros.

Quando a empresa reúne todas as suas equipes em um mesmo espaço, consegue promover a ideia de união, em que todos são fundamentais para a organização.

Além disso, ao mantê-los próximos, as equipes passem a entender como os trabalhos de cada setor devem ser realizado de forma complementar e, assim aumentar a qualidade de todos os serviços e produtos da empresa.

 

9. Reconheça as ideias dos profissionais

A capacidade de ouvir os colaboradores deve fazer parte das ações motivacionais no trabalho. Portanto, é necessário preparar o RH e a liderança de cada equipe para ouvir seus subordinados. A valorização profissional deve ser uma das regras de seu time.

Para incentivar a equipe a falar, crie caixas de sugestões, abra espaços para perguntas e sugestões no final de reuniões, entre outras táticas para os colaboradores perceberem que suas opiniões são importantes para a empresa.

 

10. Realize feedbacks periódicos

O feedback é fundamental para manter o bom desempenho de todos os colaboradores. Entretanto, não deve ser visto apenas como um momento de cobranças e puxões de orelha.

Utilize o feedback em suas ações motivacionais no trabalho. Ele é capaz de tornar o colaborador mais próximo de seu líder. Além disso, é um momento para a empresa destacar os pontos fortes do profissional, fazer sugestões de aprimoramentos, entre outras sugestões que melhorem ainda mais as habilidades de cada um.

 

Case de sucesso motivacional

Para manter seus funcionários motivados, a escola de idiomas Wise Up desenvolveu um programa chamado Hunting Winners. Ele é um tipo de jogo que tem como objetivo desafiar os colaboradores a captar o maior número de alunos para a escola.

O programa é dividido em times e gera um clima de competição interna, além de promover a integração entre as equipes.

Os times competem entre si e são classificados em um ranking de pontuação, até a final em que os pontos zeram e os finalistas competem pelo título.

Além de motivar os colaboradores a desempenharem melhor suas funções e conquistarem mais clientes, ajudam a empresa a identificar novos talentos em seu time.

 

Há diversas ações motivacionais no trabalho que sua empresa pode colocar em prática. Mas, para elas terem o efeito esperado é fundamental adequá-las a seu time. Apenas assim, é possível manter todos os colaboradores motivados e satisfeitos para trabalharem de forma integrada na conquista dos objetivos de sua empresa.

Quais ações motivacionais no trabalho sua empresa desenvolve? Deixe seus comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *