ações inovadoras no ambiente de trabalho

6 ações inovadoras no ambiente de trabalho para melhorar os resultados da empresa

Muita coisa mudou no mundo corporativo com a chegada das novas gerações e o avanço da tecnologia. Novidades surgem a cada instante e as tendências do ambiente de trabalho mudam cada vez mais rápido por meio das ações inovadoras no ambiente de trabalho.

Dessa forma, as empresas precisam estar sempre de olho nesses movimentos, para criarem um ambiente de trabalho moderno, se quiserem ser competitivas na guerra pelo talento.

O RH e as lideranças têm um papel muito importante nesse desafio. Alinhar a gestão às melhores práticas do mercado é essencial para garantir um bom desempenho na atração e retenção de talentos.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as seis maiores tendências de ações inovadoras no ambiente de trabalho para os próximos anos. Confira a seguir!

6 ações inovadoras no ambiente de trabalho

1. Ambiente físico mais flexível

Nos escritórios modernos, as mesas fixas estão dando lugar a espaços abertos, onde cada funcionário pode se acomodar como quiser.

Nesse modelo, as pessoas têm mais liberdade para se locomover pela empresa, e acabam interagindo com gente de todos os departamentos. Isso favorece a gestão colaborativa, a inovação e o compartilhamento de ideias.

Para organizações que não podem investir em um espaço próprio, os coworkings são uma ótima alternativa.

Esses espaços foram projetados para oferecer o máximo de produtividade e colaboração para ambientes de trabalho inovadores. Além disso, incentivam o networking, já que reúnem diversas empresas.

Seja qual for o espaço, é fundamental cuidar:

  • da decoração;
  • qualidade dos equipamentos;
  • iluminação e temperatura.

Tudo isso é crucial para tornar o ambiente mais atrativo.

Afinal, se o funcionário vai passar a maior parte do dia ali, nada mais justo que fazer o possível para que ele se sinta confortável.

2. Liderança com foco em treinamento

Uma das maiores tendências do ambiente de trabalho moderno para os próximos anos é a mudança de foco dos líderes na hora de contratar.

Cada vez mais, os gestores vão escolher colaboradores considerando suas soft skills, habilidades comportamentais difíceis de treinar.

As hard skills — competências técnicas como idiomas, uso de softwares e técnicas de trabalho — serão desenvolvidas em treinamentos e capacitação de funcionários. Isso quer dizer que a cultura de aprendizagem será dominante em empresas competitivas.

Hoje, há diversas opções para elaborar um bom programa de educação corporativa. É possível oferecer aos funcionários cursos online em plataformas já consagradas, como Udemy ou Coursera.

Ou então, investir em uma plataforma de treinamentos virtuais personalizada, com cursos direcionados, gamificação e outras ferramentas modernas. Há, ainda, a opção de montar treinamentos presenciais dinâmicos e interativos.

O formato escolhido vai depender muito do assunto a ser tratado e do perfil de cada profissional. O importante é sempre investir em treinamento e desenvolvimento, com acompanhamento próximo dos líderes e chances de crescimento na carreira.

3. Novo modelo de trabalho

Daqui para a frente, profissionais serão avaliados muito mais pelos resultados que entregam que pelo tempo que permanecem no escritório.

Horários flexíveis e possibilidade de home-office já são realidade em algumas empresas, e estão entre as maiores tendências de ações inovadoras no ambiente de trabalho .

A prática favorece o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, algo muito valorizado pelos profissionais de hoje, sobretudo os mais jovens.

Além disso, a possibilidade de trabalho remoto favorece a criação de times espalhados pelo mundo, o que torna as equipes muito mais diversas e constrói um ambiente de trabalho moderno.

Dessa forma, além das mudanças no espaço físico, também estão surgindo verdadeiros ambientes virtuais de trabalho.

Leia mais: Trabalho remoto e reforma trabalhista: impactos no modelo home office

4. Diversidade no ambiente de trabalho

Se até agora os colaboradores millennials eram mais propensos a mudar de emprego com frequência, esse cenário está começando a mudar.

Segundo um estudo americano, os jovens da geração Y se dizem mais dispostos a permanecer na mesma empresa por 10 anos, caso seja interessante.

Isso significa que, em pouco tempo, pelo menos cinco gerações diferentes estarão interagindo no ambiente de trabalho.

Além disso, há uma diversidade cultural muito grande mas organizações, como pessoas de diversas origens trabalhando juntas em um mesmo projeto.

Com tanta gente diferente reunida, o grande desafio do RH e das empresas de maneira geral, é se comunicar com todos de forma eficiente e para isso é fundamental a criação de ações inovadoras no ambiente de trabalho.

O planejamento de comunicação interna de uma empresa deve considerar esse fato, para conseguir transmitir as mensagens certas para as pessoas certas.

Identifique as necessidades de cada grupo de pessoas e utilize os canais de comunicação da empresa de forma criativa, explorando o que eles têm de melhor. Assim, seus resultados com certeza atingirão suas expectativas.

5. Valorização do bem-estar

Investir no bem-estar físico, mental e financeiro dos funcionários é uma das tendências do ambiente de trabalho modernos, mais importantes para os próximos anos.

Para conseguir esse objetivo, é preciso pensar em benefícios corporativos que tenham foco na qualidade de vida dos colaboradores.

Como exemplo, podemos citar a síndrome de burnout, esgotamento mental causado pelo excesso de trabalho no dia a dia. O que fazer para evitar esse problema, tão comum atualmente?

Além de equilibrar bem a carga de trabalho, uma boa dica de ação inovadora no ambiente de trabalho é oferecer acompanhamento psicológico para toda a equipe.

Campanhas de saúde mental, pausas para relaxar no meio do expediente e iniciativas como aulas de ioga também são ótimas alternativas.

Para cuidar da saúde física, muitas empresas têm apostado em convênios com academias, ginástica laboral e acompanhamento nutricional para as refeições.

Tudo isso serve como incentivo para os funcionários praticarem atividade física e se alimentarem melhor.

Por fim, a preocupação com o bem estar financeiro dos colaboradores deve ser constantes e ações inovadoras no ambiente de trabalho devem buscar por oferecer mais liberdade ao funcionário no controle do próprio salário.

Uma solução que está em alta é o pagamento por dia. Assim, o profissional não precisa esperar até o final do mês para receber o pagamento, podendo quitar dívidas e organizar seu orçamento no momento que quiser.

6. Automação e tecnologia

Inteligência Artificial (IA) é o tópico mais comentado no mundo corporativo no que diz respeito à tecnologia.

Há certo receio de que as máquinas inteligentes contribuam para a extinção de algumas profissões — e isso realmente deve acontecer.

A tendência, daqui para a frente, é que os profissionais se tornem muito mais estratégicos que operacionais. Portanto, é preciso criar ações inovadoras no ambiente de trabalho e se preparar para essa nova realidade desde já.

Praticamente todos os dispositivos contarão com IA nos próximos anos, para dar suporte a todo tipo de organização e pessoas.

Um bom exemplo são os chatbots, que vêm sendo usados como assistentes pessoais e ferramentas de atendimento on demand.

Essas são as principais tendências  de ambientes de trabalho inovadores, para os próximos anos! Nossa dica final é usar que aprendeu neste post para se preparar para as mudanças.

Também fique sempre de olho no mercado. Agora mesmo alguém deve estar criando alguma novidade que vai surpreender você amanhã!

O departamento de RH é o líder da implantação dessa cultura organizacional que busca a satisfação e engajamento dos colaboradores.

Para que o departamento possa se dedicar à estratégia, o ideal é que ele possa contar com o apoio de uma plataforma de gestão, como a da Xerpa, que reduzirá o tempo das atividades e trará eficiência à sua execução.

Quer saber mais sobre o universo de RH? Siga a Xerpa nas redes sociais FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e se mantenha sempre atualizado com os melhores conteúdos do mercado.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.