5 ações para evitar o absenteísmo nas empresas

Absenteísmo nas empresas é o volume excessivo de faltas ou atrasos no trabalho que pode ser consequência da insatisfação com o emprego. As ausências geram impactos em toda a equipe e prejudicam os resultados de maneira geral.

A boa notícia é que algumas ações simples podem contribuir para a redução do absenteísmo. Neste artigo, vamos apresentar cinco soluções para as ausências excessivas dos colaboradores. Confira!

 

1. Mantenha um bom clima organizacional

É fato que os colaboradores que não se sentem bem onde trabalham e que têm dificuldades de relacionamento, não apresentam o desempenho adequado e acabam faltando com mais frequência para evitar os conflitos e situações indesejadas.

Empresas que não oferecem um clima saudável para seus colaboradores têm mais dificuldade em manter a produtividade, reter talentos e reduzir o absenteísmo.

Sabendo disso, realize pesquisas de clima organizacional regularmente para oferecer um ambiente favorável ao desenvolvimento e manter a motivação. As pesquisas identificam condições e permitem a elaboração de planos de ação para melhoria do clima.

 

Quer saber como criar um plano de retenção de talentos na sua empresa? Baixe o nosso Guia de Retenção de Talentos, é grátis! Responda o formulário:


2. Tenha um plano de carreira definido

Oportunidade de desenvolvimento no trabalho é um importante fator motivacional. Profissionais que almejam uma promoção tendem a ser mais engajados com o trabalho. Assim, ter um plano de carreira estruturado é fundamental para promover a motivação da equipe e, consequentemente, reduzir o índice de absenteísmo.

 

3. Invista na cultura do feedback

feedback tem um papel essencial no desenvolvimento e na motivação para o trabalho. Quando um profissional tem um acompanhamento regular e conhece seus pontos fortes e pontos a aprimorar, é capaz de desempenhar melhor suas funções.

Por meio de conversas, o gestor deve esclarecer a importância de cada profissional para a empresa e abordar como as faltas de uma pessoa prejudica toda a equipe. Além disso, é preciso identificar as causas do absenteísmo e oferecer ajuda para que os colaboradores superem as dificuldades.

 

4. Mantenha uma comunicação clara

Uma boa comunicação interna promove uma relação de confiança entre empregador e colaboradores, por isso, é necessário manter um diálogo claro na equipe, compartilhando informações importantes, objetivos e metas a serem atingidos.

Invista em canais de comunicação interna, como newsletters, boletins, reuniões de time e até mesmo, o tradicional mural de avisos.

 

5. Crie metas individuais

A criação de metas individuais contribui para a redução do absentismo à medida que, ao se definir individualmente os objetivos de cada colaborador, fica mais claro o entendimento da responsabilidade de cada um para o sucesso de toda a equipe.

Com as metas individuais, os colaboradores entendem de maneira mais objetiva o quanto sua ausência pode impactar os resultados do grupo e da empresa. Além disso, o profissional passa a ter objetivos para cumprir e se manter engajado com o trabalho.

Altos índices de absenteísmo nas empresas também podem ser evitados com a adoção de outra medida: realizar contratações alinhadas à cultura da empresa. Não desperdice a oportunidade de melhorar os processos internos fazendo contratações mais embasadas de futuros talentos.

 

Que tal começar agora mesmo uma ação que reduz o absenteísmo na sua empresa? 

Este artigo foi escrito pela Contratanet – uma rede de empregabilidade que oferece soluções integradas para Candidatos, Empresas e Instituições de Ensino.

Acesse mais conteúdo como este no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *