O engajamento de equipe é quando o colaborador não desenvolve suas tarefas apenas por obrigação, ele desenvolve um vínculo de reciprocidade com a empresa. Por meio de ações de engajamento de equipe eficientes, os funcionários passam a querer oferecer mais ao seu trabalho e à empresa.

 

Uma das tarefas mais importantes das lideranças de equipe e dos profissionais de RH de uma empresa é buscar formas de criar e manter o engajamento no ambiente de trabalho.

Muitas organizações ainda mantém seu foco na parte financeira e nos lucros. No entanto, existem outros fatores essenciais, como manter os funcionários motivados e produtivos. É graças a eles que os recursos financeiros sobrevivem.

O capital humano de uma empresa é responsável pelos resultados dos negócios, por isso, é fundamental manter os funcionários felizes para que eles produzam mais e com comprometimento. Logo, é possível oferecer aos clientes produtos de melhor qualidade.

Desse modo, manter um time engajado com seu trabalho é um dos principais desafios que gestores precisam enfrentar.

Como você pode imaginar, só é possível manter funcionários engajados quando a empresa oferece um ambiente agradável, condições favoráveis e tenha uma relação saudável com seu time.

Portanto, para que sua empresa possa contar com uma equipe alinhada e engajada, é necessário desenvolver ações de endomarketing, ou seja, voltadas para seu público interno. Acompanhe!

 

O engajamento dos funcionários

Talvez você não tenha ouvido falar sobre o termo endomarketing, mas entende que é importante ter alguns cuidados com o pessoal de qualquer empresa para que ela se mantenha produtiva.

O endomarketing é justamente responsável por isso. Ele é um conjunto de estratégias voltadas para o time interno, visando impulsionar a produtividade de uma organização.

Por meio do endomarketing, a sua empresa pode desenvolver ações de engajamento de equipe para reter talentos, manter os funcionários felizes e em produção máxima.

Com as ações de engajamento de equipes certas, toda a empresa sai ganhando. Os funcionários passam a se sentir mais valorizados e satisfeitos e a empresa consegue melhorar seus resultados.

 

Quais os benefícios do engajamento?

Uma vez que você consiga colocar as ações em prática e estabelecer esse tipo de relação com a equipe, os benefícios do engajamento se tornam claros.

Podemos destacar que os principais benefícios são:

 

Os funcionários se tornam “embaixadores” de sua marca

Seja dentro ou fora do local de trabalho, um colaborador engajado sempre irá elogiar e defender sua empresa em qualquer discussão. Ele terá orgulho de seu trabalho e vestirá a camisa da empresa.

 

Lideranças competentes

O profissional engajado dá o seu máximo pelo emprego e busca evoluir dentro da própria empresa. Assim, é mais fácil encontrar novos líderes mais competentes e comprometidos.

 

Resultados acima do esperado

A equipe engajada tem um vínculo muito forte com a empresa e se preocupa com os resultados do negócio. Por isso, arregaça as mangas e busca melhorias sempre. Os funcionários passam a fazer sugestões e demonstrar proatividade.

 

Como gerar engajamento?

O engajamento de um funcionário depende da relação mantida com a empresa. Por isso, além de oferecer bons salários e benefícios, a corporação deve desenvolver ações de engajamento de equipes.

É por meio das ações de engajamento que o vínculo entre empresa e funcionários é criado e fortalecido. Portanto, é necessário construir uma relação sólida com seu time, mantendo os gestores sempre prontos para auxiliar e escutar os membros de sua equipe.

 

As melhores ações de engajamento de equipe

Chegou a hora de você conhecer as melhores práticas de engajamento. Veja as ações de engajamento de equipe a seguir e coloque-as em prática hoje mesmo!

 

1. Faça uma pesquisa de satisfação com os colaboradores

Primeiramente, antes de colocar em prática as ações de engajamento, é necessário descobrir quais delas seriam as ideais para seu time.

Por isso, desenvolva uma pesquisa de satisfação com todos os colaboradores para entender as preferências deles. Por meio dela, é possível que você descubra os pontos que estão incomodando seus funcionários e possa agir para deixá-los satisfeitos.

A pesquisa não precisa ser muito elaborada, basta criar algumas perguntas básicas para entender como está o clima organizacional de sua corporação atualmente.

Você pode adotar algum método de pontuação, mas é importante deixar espaço para comentários livres, para que seja algo espontâneo. Alguns exemplos são:

  • na sua opinião, o que pode melhorar em nossa empresa?
  • de 0 a 10 qual é a chance de você indicar a empresa para algum amigo?
  • de 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação com seu trabalho nessa empresa?

 

2. Adote um plano de comunicação interna

A comunicação interna é um dos principais pilares do endomarketing. Logo é uma das ações de engajamento de equipe fundamentais para qualquer empresa.

A falta desse tipo de comunicação pode causar diversas confusões entre o time interno, prejudicar a integração dos setores e até gerar conflitos mais sérios. Isso porque, quando uma empresa não se comunica com seus funcionários, dá margem para que eles pensem o que quiser sobre ela.

Para desenvolver a comunicação interna em sua empresa, busque criar canais de comunicação, como murais, TV corporativa, revistas inteiras, aplicativos de comunicação, entre outros.

Dessa forma, a organização pode compartilhar com o time tudo o que é importante para os negócios e se manter transparente.

 

3. Desenvolva lideranças positivas

Uma empresa que mantém seu time engajado, conta com aliados: os líderes das equipes. Um bom líder deve ser capaz de motivar e engajar os membros de seu time com os objetivos da empresa.

Ele deve ser o exemplo para os demais funcionários, representando os valores e crenças da empresa.

Para isso, invista em programas de desenvolvimento de lideranças. Aposte na participação deles no processo de criação de uma nova cultura organizacional mais engajadora.

Afinal, são eles que melhor conhecem seus times e saberão quais são as melhores ações de engajamento de equipes a serem adotadas.

 

4. Invista na capacitação dos colaboradores

A falta de capacidade para exercer uma função é uma das causas para os funcionários se manterem desmotivados e improdutivos. Portanto mostre que sua empresa se preocupa em aprimorar as habilidades de seus funcionários.

Invista em cursos e treinamentos para motivar os colaboradores. Assim, além de manter os funcionários mais engajados e felizes, a empresa contará com profissionais altamente capacitados e atualizados.

Além da capacitação técnica, esse tipo de ação ajuda o colaborador a entender sua real importância para a empresa e da execução correta de suas funções, estimulando seu aprendizado e satisfação profissional.

 

5. Adote uma cultura organizacional engajadora

Não basta colocar em prática meia dúzia de ações ditas engajadoras se sua empresa não estimular a participação ativa dos colaboradores.

Podemos dizer que essa é uma das ações de engajamento de equipes mais desafiadoras, pois é preciso enraizar o processo no time interno e, provavelmente, você encontrará alguma resistência.

Os colaboradores precisam perceber que seus líderes estão realmente engajados com a nova proposta de uma cultura organizacional mais engajadora na empresa. Apenas assim, eles começarão a se comprometer e os resultados a aparecer.

 

6. Dê oportunidades de crescimento

A sexta e não menos importante das ações de engajamento de equipe, é o oferecimento de oportunidades de crescimento. Nada desmotiva mais um funcionário que sabe que não tem chance de evoluir dentro de uma empresa, mesmo que se esforce.

Por isso, é crucial que sua organização desenvolva um plano de carreira bem estruturado. Isso capaz de estimular o autodesenvolvimento do time, que passará a ter um objetivo profissional real para alcançar dentro da empresa.

Para colocar essa ação em prática, busque deixar claro para os funcionários as questões sobre os planos de carreira com seus colaboradores.

Além disso, ofereça novas responsabilidades e desafios para os funcionários que mostrarem melhores resultados e invista na realização de feedbacks constantes.

 

7. Ofereça recompensas

É necessário que sua empresa saiba oferecer recompensas para os funcionários que merecem.

Isso é essencial para que os empregados se sintam valorizados e consigam perceber que seus trabalhados são importantes e acompanhados pela empresa.

Recompensas como aumentos de salários, prêmios em dinheiro, viagens ou outras bonificações são boas opções para reconhecer bons colaboradores.

Além de prêmios, é preciso que a liderança sempre faça elogios quando percebe um bom trabalho, além da alta diretoria mostrar seu reconhecimento.

Outra forma de recompensar os bons funcionários é por meio da celebração pelas conquistas do time em festinhas de final de mês ou organização de Happy Hours.

É crucial deixar claro que cada funcionário tem um papel fundamental para o sucesso dos negócios. Desse modo as ações de engajamento de equipes de sua empresa serão bem-sucedidas.

 

Gostou dessas ações de engajamento de equipe? Conhece alguma outra? Conte para nós nos comentários abaixo!