7 coisas que você tem que fazer quando um funcionário tem um filho

funcionário tem filho

Seja depois do processo de admissão ou mesmo durante a vida do funcionário na empresa, a chance é enorme dele ou dela ter filhos. Esse é um momento muito importante na vida deles e por isso é bom saber o que fazer quando este momento chegar.

1. Peça que apresentem a Certidão de Nascimento ou Termo de Guarda

certidao-nascimento-post.jpg

Você precisa deles para dar entrada a benefícios e direitos do dependente. Esses documentos também servem para oficializar a Licença Maternidade ou Paternidade.

2. Acabou de ter o filho? Registre as licenças!

paternidade-post.jpg

Depois do nascimento ou adoção de filho, tanto homem quanto mulher tem direito a um tempo de licença remunerada.

Em caso de adoção, a remuneração durante a licença é paga pelo INSS através do programa Salário Maternidade. Neste caso, o próprio funcionário dá entrada no INSS e durante a licença você paga apenas os depósitos de FGTS.

3. Se também apresentou ofício de pagamento de pensão, prepare o desconto em folha.

casamento-peb.jpeg

A pensão alimentícia pode ser descontada diretamente na folha caso isso seja decidido judicialmente. É importante organizar para que o desconto seja feito corretamente.

4. Você pode pedir o pagamento do Salário Família

previdencia-post.jpg

O Salário Família é um direito pago pela previdência de acordo com o número de filhos que o funcionário tem e a idade deles, desde que o trabalhador esteja na faixa de renda descrita neste site

5. É um bom momento para instruir o funcionário sobre dependentes em Imposto de Renda

impostos-post.jpeg

Não é uma obrigação do DP, mas ajuda todo mundo: se o funcionário afirmar que possui dependente, a empresa pode reduzir o desconto em fonte do Imposto de Renda de acordo. Assim o funcionário não precisa esperar a restituição do imposto para receber o dinheiro de volta.


Aproveite para lembrá-lo que o filho pode ser listado como dependente de apenas um responsável. Ou seja, se a mãe já cita o filho como dependente em sua declaração de imposto de renda, o pai não pode declará-lo como sendo seu dependente também.

6. Incluir o filho no plano de saúde do funcionário

plano-saude-post.jpeg

Colete com o funcionário todas as informações necessárias e faça a inclusão no plano. Faça o quanto antes pois a inclusão pode demorar um pouco e ainda dependendo do plano podem haver carências.

7. Organize com a sua Contabilidade todos os dados para fechamento da folha de pagamento

montar-folha-post.jpg

Feito tudo isso, passe para a sua equipe ou empresa de contabilidade quais serão os novos descontos e proventos depois de considerar tudo. É bom fazer antes do mês fechar, pois assim nenhum gasto fica sem explicação.

Pode parecer complicado, mas boa parte dos passos não precisam ser seguidos toda vez. Use estes passos para verificar se você cumpriu tudo que precisava quando estiver nesta situação.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *