6 Iniciativas que chamaram a atenção no Dia da Mulher

Há algum tempo publicamos 5 dicas de ações inovadoras nas empresas no Dia Internacional da Mulher. Ficamos de olho no que as organizações promoveram no dia 8, e algumas iniciativas chamaram nossa atenção!

As empresas estão demonstrando maior consciência sobre a questão social que o Dia das Mulheres representa. Elas aproveitaram a data para levantar debates sobre igualdade no trabalho, contra a violência e até mesmo contra a representação objetificada da mulher na publicidade.

Veja algumas das iniciativas mais legais:

Camisetas do Cruzeiro

diamulheres1.png

No dia 8, durante a partida da Copa do Brasil contra o Murici, os jogadores do Cruzeiro vestiram camisetas estampadas com estatísticas que mostram a violência contra as mulheres no Brasil.

Aproveitando a numeração dos jogadores nas camisetas, as mensagens foram diversas: “A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio”, “A cada 2h uma é morta”, “A cada 11 minutos, um estupro”, “Apenas 9 a cada 100 deputados”, “Salários 30% menores”, “Apenas 29% dos protagonistas em filmes”, “70% dos que passam fome no mundo”.

Os números foram retirados de estatísticas divulgadas pela ONG Azmina, que luta pelo empoderamento feminino. Mostrar a realidade em números nos ajuda a entender a dimensão desses problemas, e o Cruzeiro acertou na iniciativa ao chamar atenção para essas questões.

Campanha Reposter da Skol

Screen Shot 2017-03-09 at 13.16.14.png

A Skol lançou a campanha Reposter contra um problema sempre levantado com relação à publicidade de marcas de cerveja: a objetificação das mulheres. A marca se pronunciou sobre o tema dizendo que já há alguns anos não representa as mulheres de forma sexualizada em seus pôsteres.

O mais supreendente, entretanto, foi a iniciativa de convidar 8 ilustradoras e artistas plásticas para recriar pôsteres antigos sob um novo olhar, mais “atual, diversificado e libertador” segundo a própria marca.

A campanha ganhou um site onde qualquer pessoa pode também enviar suas próprias criações de pôsteres. Ótima forma de combater a objetificação e ainda promover o trabalho de artistas mulheres!

Vamos Juntas de 99?

Screen Shot 2017-03-09 at 12.02.01.png

A 99 Taxis, junto ao movimento “Vamos Juntas?” lançou o programa “Vamos Juntas de 99?”, que assim como a iniciativa do Uber, busca conscientizar os motoristas de táxis e carros particulares da rede sobre o combate ao assédio dentro e fora dos carros.

Foram realizados 2 treinamentos para 300 motoristas em São Paulo e o Programa deve se expandir para todo o Brasil. A campanha diz que, ao longo do ano, todos os motoristas serão treinados para denunciar casos de assédio e violência que presenciarem e também terão sua conduta com passageiras monitorada. Iniciativa que pode fazer grande diferença para as mulheres que usam o serviço!

State Street e nova estátua em Wall Street

Screen Shot 2017-03-09 at 13.18.35.png

A empresa State Street Global Advisers, de Nova Iorque, promoveu uma intervenção artística no Bowling Green Park: foi colocada a estátua de uma menina desafiando a tradicional estátua do touro feito de bronze, símbolo do otimismo financeiro de Wall Street.

A menina, apesar de pequena, tem pose desafiadora e chama a atenção para a desigualdade entre mulheres e homens no mercado financeiro. Uma forte representação da luta feminina, principalmente nesses ambientes ainda tão masculinos e excludentes.

Facebook: histórias inspiradoras

Screen Shot 2017-03-09 at 13.23.59-1.png

O Facebook planejou para o dia das mulheres a transmissão, ao longo do dia todo, de histórias para inspirar e empoderar as mulheres. A ação aconteceu através da plataforma Facebook Live, onde deputadas, mulheres empreendedoras, fundadoras de diversos projetos, arquitetas, engenheiras, escritoras e até cantoras e famosas compartilharam suas experiências ao vivo com os espectadores.

Os temas foram bem variados: discutiu-se desde autoestima, moda e beleza, o lugar da mulher em diferentes mercados de trabalho, maternidade e até o movimento feminista negro. Um dos destaques foi a participação da chef Paola Carosella com a apresentadora Ana Paula Padrão. As duas, que trabalham juntas no programa Masterchef da Band, discutiram sobre sororidade feminina na nossa sociedade.

Apesar de pouco divulgada, a iniciativa do Facebook contribuiu para a promoção de debates, que é uma forma interessante de aproveitar o Dia da Mulher.

Netflix: “O mundo não funciona sem elas”

Screen Shot 2017-03-09 at 13.33.11.png

A Netflix lançou um vídeo em campanha para o Dia das Mulheres, chamando a atenção para a importância das personagens femininas nos seus filmes e séries. Sem elas, nenhuma história funcionaria.

A iniciativa é interessante principalmente quando lembramos da desigualdade no protagonismo de mulheres na indústria audiovisual. Os filmes e séries originais da Netflix vêm lutando contra essa falta de representação, apresentando ao público personagens femininos complexos e protagonistas nas histórias. Assista ao vídeo aqui.

Gostou dessas iniciativas? Viu mais alguma campanha interessante? Compartilhe com a gente nos comentários!

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *