ferramentas para trabalho remoto

40 ferramentas para trabalho remoto que toda empresa precisa conhecer

Há pouco mais de três meses em quarentena, grande parte do mercado precisou se adaptar ao home office para assegurar a sobrevivência do negócio e o giro da economia.

Sem muita experiência com o trabalho remoto e pegos de surpresa pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a adaptação imediata a essa nova política de trabalho não foi fácil para algumas empresas.

Para facilitar a gestão da equipe em home office e otimizar a sua produtividade, as empresas deverão se apoiar em inovações tecnológicas apropriadas a sua própria necessidades. Existem ferramentas para trabalho remoto que atendem a diversas demandas do negócios, tais como:

  • gestão de tempo;
  • gestão de projetos e tarefas;
  • comunicação;
  • gestão de produtividade;
  • gestão de arquivos;
  • monitoramento de equipe.

Se você quiser algumas dicas para melhorar a eficiência da gestão de pessoas à distância, recomendamos  a leitura deste material aqui.

Para conhecer os principais recursos digitais disponíveis no mercado para otimizar o controle do seu negócio durante a quarentena, continue acompanhando este post. Separamos 40 ferramentas para trabalho remoto que toda empresa precisa conhecer. Boa leitura!

Quais os desafios do trabalho remoto?

Quem precisou levar o escritório para dentro de casa nesta quarentena sabe o quão desafiador pode ser equilibrar a vida profissional e pessoal em um mesmo ambiente.

Alguns dos principais obstáculos do trabalho remoto são:

  • afazeres domésticos acumulados;
  • intervenção de familiares durante o expediente profissional;
  • falta de um local exclusivo para o trabalho;
  • falta de infraestrutura física e tecnológica;
  • equipamento pouco apropriado;
  • carência de ferramentas gerenciais;
  • comunicação falha à distância;
  • bagunça no ambiente;
  • falta de organização;
  • falta de controle do tempo de trabalho. 

Sem um bom planejamento, o rendimento pode ser completamente afetado, comprometendo o resultado do seu trabalho, a sua reputação profissional, o estado da sua saúde mental, a sua qualidade de vida e relacionamentos pessoais. Isso tudo ainda é intensificado se o seu cargo for gerencial.

Por isso, é indispensável organizar as atividades e empregar recursos tecnológicos que facilitem a gestão remota e ajudem a superar esses desafios.

Como a execução de projetos, compartilhamento de dados, dentre outras etapas fundamentais estão sendo feitas virtualmente, adotar tais ferramentas é essencial para assegurar a qualidade operacional e a competitividade no mercado. 

Mais adiante vamos explorar 40 ferramentas para trabalho remoto que toda empresa precisa conhecer.

Quais problemas podem surgir pela falta de boas ferramentas digitais?

O emprego de tecnologias pouco inteligentes ou inadequadas pode comprometer o funcionamento de qualquer setor da organização.

No caso do trabalho remoto, como mal entendidos e falhas técnicas não podem ser resolvidas instantaneamente, o cuidado para selecionar esses recursos digitais é ainda mais importante.

Para isso, é essencial conhecer a realidade do negócio, necessidades e preferências da força de trabalho. Somente assim, as ferramentas facilitarão de fato o processo gerencial, potencializando resultados.

A implementação desajustada e sem critérios estratégicos dessas soluções pode gerar consequências como:

  • ruídos de comunicação;
  • falhas operacionais;
  • atrasos;
  • fluxo de trabalho lento;
  • retrabalho;
  • erros nos indicadores-chave de performance (KPIs);
  • estresse;
  • insatisfação;
  • gerenciamento dificultado;
  • imagem prejudicada;
  • perda de recursos;
  • invasões ou contaminações por vírus e equivalentes;
  • perda de oportunidade comerciais.

Se esses é o caso da sua empresa, os gestores devem rever as suas escolhas e alterar as ferramentas.

Quais as principais ferramentas para trabalho remoto?

Agora que você já entendeu a importância do emprego de boas tecnologias para a gestão de um negócio, veja a seguir 40 ferramentas para trabalho remoto que toda empresa deve conhecer.

Ferramentas para gestão de tempo

1. Hubstaff

O Hubstaff é uma ferramenta digital para gerenciamento de tempo que atende dispositivos mobile. Com ele, é possível acompanhar a duração de cada atividade e projeto atrelado ao sistema, além de analisar as despesas e rendimento das operações.

 Além disso, o Hubstaff ainda faz capturas de tela periódicas para registrar o tipo de atividade que o usuário estava fazendo, permitindo que uma fiscalização seja realizada.

2. Toggl

Toggl é uma das ferramentas mais famosas para gerir o tempo de trabalho. Com ele, é possível dividir as horas do expediente por projeto, clientes ou tarefas para facilitar o seu controle e ainda identificar as principais fontes de rendimento. 

Ao final de cada projeto é possível verificar um gráfico que mostra o tempo dedicado àquela demanda e gerar relatórios precisos.

3.  RescueTime

O RescueTime é uma ferramenta que funciona em segundo plano no seu computador ou smartphone e mostra exatamente como o usuário gasta o seu tempo. Além de nenhuma entrada manual ser necessária, a ferramenta ainda conta com um painel intuitivo e fácil de usar.

Com ele é possível criar alertas para gerenciar o tempo gasto em determinados sites e até bloqueá-los caso estejam atrapalhando expressivamente a produtividade.

4. Harvest

O Harvest é uma ferramenta para gerenciamento de tempo, em que o progresso da equipe pode ser analisado de forma completa e relatórios específicos por tarefa, membro ou cliente podem ser gerados. 

Além disso, ele registra despesas, verifica recursos de pagamento e analisa a lucratividade da empresa.

5. TSheets

O TSheets é um software de rastreamento de tempo automatizado que pode facilitar todo processo gerencial. Ele acompanha o tempo de cada funcionário para otimizar a folha de pagamento, enviar faturas, programar atividades e controlar o relógio de ponto.

Além disso, é possível integrá-lo a outros softwares como o de contabilidade para assegurar uma mesma base de dados.

6. Runrun.it

Também entre as principais 40 ferramentas para trabalho remoto, o Runrun.it disponibiliza recursos de contagem de tempo para realizar tarefas e traz indicadores de produtividade.

Além de gerir o tempo útil com mais qualidade, a ferramenta ainda permite parabenizar os colaboradores mais eficientes.

Ferramentas para gestão de projetos e tarefas

7. Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ser editado simultaneamente por várias pessoas. Estruturado em formato de listas e composto por cards, as atividades são facilmentes ajustadas e movidas dentro de um painel de gerencial. 

Além disso, é possível identificar a urgência da atividade, membros envolvidos, prazos, anexar arquivos, dentre outros.

8. Asana

O Asana é outra das 40 ferramentas para trabalho remoto que a sua empresa deve conhecer. A ferramenta permite criar, atribuir e monitorar trabalhos e deadlines  com facilidade, auxiliando os gestores a acompanhar os resultados e o andamento dos projetos do início ao fim.

Ainda é possível estruturar as tarefas de acordo com o tipo de projeto e conversar com os membros da equipe diretamente pela ferramenta, mantendo as informações organizadas por temáticas.

9. Assembla

Assembla é a plataforma de colaboração de projetos e controle de versão mais segura do mundo. Desenvolvida para equipes remotas e freelancers, ela permite verificar atividades, códigos, integrações de sistema, gerar relatórios, ativar recursos de segurança, dentre outros.

10. Basecamp

Outras das 40 ferramentas para trabalho remoto que a sua empresa deve se atentar é o Basecamp. Ele estende soluções inteligentes para gerenciar projetos e tarefas de qualquer lugar do mundo. 

A ferramenta divide todo o trabalho em equipes específicas, contando com o suporte de checklists, mural de mensagens, agenda, documentos, chats em grupo, dentre outros.

11. Podio

O Podio também é uma ótima opção para organizar tarefas à distância. Todos os elementos do trabalho diário que o usuário quiser compartilhar com a sua equipe podem ser colocados na ferramenta, de forma organizada e fácil.

Além disso, o Podio conta com um painel que centraliza informações, facilitando a análise de dados e pessoas. Ainda é possível anexar arquivos, visualizar o status do projeto e adicionar comentários. 

12. Clicksign

O Clicksign é uma ferramenta para trabalho remoto que merece atenção. Ele oferece a gestão e a assinatura de documentos com validade jurídica de forma remota, agilizando processos e desburocratizando operações. Ainda é possível fazer upload de documentos, criar assinaturas eletrônicas e gerenciar essa movimentação de dados.

13. OpenProject

A plataforma do OpenProject é um software livre (código aberto) que permite uma gestão remota eficiente e colaborativa. Com ela, os projetos são organizados em linhas do tempo, facilitando a visualização e o acompanhamento das tarefas de cada equipe. 

14. Wrike

O Wrike é a ferramenta perfeita de gerenciamento de projetos para grandes equipes. Ele conta com recursos auxiliares como gráficos de Gantt, exibição de carga de trabalho para gerenciamento de recursos, painéis personalizados, estruturação por meio de pastas, projetos e atribuição automática com base no status da tarefa.

Com ele, os projetos de toda empresa podem ser estruturados de forma padronizada, assegurando a organização e o controle eficiente de todos os seus segmentos.

Ferramentas para comunicação

15. Hangouts Meeting

O Hangout Meeting é a ferramenta de videoconferência do Google, que oferece excelente desempenho para reuniões e encontros. Com ele, é possível reunir até 25 pessoas em uma chamada de vídeo na sua versão básica e até 250 pessoas na sua versão premium. 

Além disso, a ferramenta ainda permite realizar transmissões ao vivo para 100 mil espectadores, criar URLs de reunião exclusivas e gravar as chamadas no Google Drive.

16. Skype

O Skype é a ferramenta profissional de bate-papo e mensagens instantâneas mais usada no mercado. Ela possui versões para celulares, tablets, TVs e até consoles de jogos, provando os motivos da sua popularidade. 

A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

17. Slack

Outra das 40 ferramentas de trabalho remoto que vale a pena conhecer é o Slack. A ferramenta possui um bate-papo em tempo real que permite contato constante entre os membros de um projeto, envio de gifs divertidos, chatbots úteis e inúmeras integrações para reduzir o uso de e-mails.

Além disso, o Slack ainda possui recursos de gerenciamento de equipes, atribuições de tarefas, planejamento de lançamento e aberturas, revisão de contratos de trabalho, dentre outros.  

18. Zoom Meeting

Outra ferramenta de comunicação remota que vem ganhando bastante popularidade é o Zoom Meeting. Ele também foi projetado para realizar videoconferências e reuniões, mas sua capacidade é superior à média do mercado. 

Com ele, até 500 pessoas podem ser reunidas em uma única videoconferência e até 10 mil usuários podem estar ativos em um mesmo webinar.

19. Join.me

O Join.me é uma ferramenta gratuita de compartilhamento de tela, conferência na web e reunião on-line para organizar conversas rápidas de forma remota. A sua versão premium permite compartilhar a tela com até 250 pessoas.

20.Glip

Uma das 40 ferramentas de trabalho remoto que a sua empresa deve conhecer é o Glip, um aplicativo de software de colaboração que inclui mensagens gratuitas, bate-papo por vídeo em grupo e gerenciamento de tarefas para melhorar a comunicação da equipe.

Com ele, também é possível compartilhar a tela em reuniões on-line e otimizar a troca de informações entre a equipe. 

21. Aircall

O Aircall é um sistema telefônico baseado em nuvem, que pode ser integrado ao CRM e ao helpdesk da empresa. Criado para atender especificamente sistemas comerciais, a ferramenta permite que o setor de vendas e de suporte sejam bem-sucedidas em todas as chamadas.

Além disso, é possível realizar análises avançadas sobre a produtividade de um agente ou de toda a equipe. Todas as ligações podem ser monitoradas em tempo real e os dados podem ser cruzados para que os relatórios ganhem precisão.

Ferramentas para gestão de produtividade

22. PomoDoneApp

O PomoDoneApp é uma ferramenta para gestão de produtividade criada a partir da técnica Pomodoro, conhecida por aumentar a eficiência operacional. Ela conta com um temporizador que se conecta a diferentes ferramentas para aprimorar a gestão das atividades.

Ele pode ser integrado a ferramentas como Todoist, Trello, Asana, Evernote, Slack, dentre outros.

23. TomatoTimer

Assim como o PomoDone App, o TomatoTimer também se baseia na técnica Pomodoro para otimizar a produtividade do usuário. Com ele, o trabalho é dividido em sprints de 25 minutos e pausas de 3 a 5 minutos entre cada período de trabalho. 

Com Isso, a eficiência operacional individual pode ser estimulada, mesmo que a empresa esteja em home office pela primeira vez.

24. World Time Buddy

O World Time Buddy é um conversor de fuso horário e um agendador de reuniões on-line, que otimizam a produtividade de operações internacionais.

Com design cuidadosamente pensado para relacionamentos no exterior, a ferramenta permite comparar sem esforço vários relógios mundial, para planejar chamadas em conferência, webinars, telefonemas ou reuniões compatíveis.

25. Evernote

Uma das 40 ferramentas de trabalho remoto para gestão da produtividade é o Evernote. Com ele, todas as anotações de um projeto ou setor podem ser organizadas e sincronizá-las automaticamente em todos os dispositivos atrelados.

Esta ferramenta também se destaca pela praticidade, já que pode ser facilmente acessada pelo celular para salvar arquivos, imagens e textos de forma segura. 

26. Noisli

O Noisli é uma ferramenta que auxilia a manter o foco e assim, assegura a produtividade. Por meio do fornecimento de sons de fundo, ele ajuda a mascarar ruídos irritantes que podem distrair o usuário.

A ferramenta estende uma diversidade de opções musicais, criadas para estimular a concentração mental, que atende a gostos e necessidades variadas.

27. Focus Booster

Outra ferramenta baseada na técnica Pomodoro é a Focus Booster, que também pode ajudar a otimizar a produtividade do trabalhador em home office.

A ferramenta tem como objetivo obrigar o trabalhador a fazer intervalos constantes no seu expediente, estimulando a atividade cerebral. A sua aplicação também pode ser uma excelente forma de verificar quanto tempo está sendo gasto em cada tarefa.

28. Todoist 

O Todoist é uma ferramenta para gestão de produtividade que é ideal para quem gosta de controle meticuloso. Com ele, é possível acompanhar todas as listas de tarefas da equipe, de forma prática e rápida.

Além disso, possui um sistema responsivo que permite acessá-lo de qualquer dispositivo, fixo ou móvel, mesmo esteja off-line.

Ferramentas para gestão de arquivos

29. Box

Box é uma das 40 ferramentas de trabalho remoto que merecem a atenção da sua empresa. É um serviço gratuito de armazenamento de arquivos na nuvem com sincronia entre dispositivos de plataformas via aplicativo. Com ele, é possível salvar e compartilhar arquivos importantes com membros da equipe de forma segura e rápida.

30. Dropbox

Uma das soluções em nuvem mais famosas e usadas do mercado, o Dropbox também integra a nossa lista com 40 ferramentas de trabalho remoto. 

O Dropbox é um provedor de armazenamento em nuvem com espaço limitado, que permite o arquivamento e compartilhamento de dados de forma segura. Usuários autorizados ainda podem editar e adicionar itens a pastas específicas.

31. Google Drive

O Google Drive é o clássico, todo mundo tem e precisa de uma conta para armazenar, organizar e partilhar arquivos de diversos formatos e pesos, em um espaço de até 15 Gb gratuitos. 

Além disso, ainda é possível editar documentos e apresentações de forma colaborativa simultaneamente.

32. Quip

Outra das 40 ferramentas de trabalho remoto voltada para a gestão de arquivos é o Quip. Essa ferramenta é uma das soluções da Salesforce que transforma o modo como as empresas trabalham juntas, entregando colaboração moderna com segurança e simplicidade em qualquer dispositivo.

O Quip permite que grupos de pessoas criem e editem documentos, slides e planilhas simultaneamente.

33. Confluence 

Confluence é uma ferramenta de trabalho remoto que realiza a gestão do conhecimento e a organização de dados de uma empresa em um só lugar. Arquivando desde notas de uma reunião até os planos de um planejamentos estratégico, a ferramenta oferece um espaço de trabalho flexível e seguro.

Como ele também estrutura a gestão do conhecimento, diversos valores podem ser compartilhados para reforçar a cultura organizacional da empresa e estimular o senso de união e compromisso.

34. LastPass

O LastPass é uma excelente opção para que busca praticidade e possui dificuldade para gerir senhas. Seja para sites, nuvem ou aplicativos, o volume de senhas está cada vez maior, por isso empregar ferramentas inteligentes que ajudem a gerir esses dados é interessante.

O LastPass armazena todas as credenciais da empresa em um único lugar, permitindo que os dados estejam acessíveis para toda a equipe, otimizando as atividades operacionais e minimizando atrasos.

Ferramentas para monitoramento de equipe

35. OfficeVibe

O OfficeVibe é uma ferramenta para monitoramento de equipe, que avalia a satisfação e a felicidade dos colaboradores. Todos os membros recebem mensagens diretas regularmente com perguntas sobre humor, sentimento em relação ao trabalho, e assim por diante.

As respostas são anônimas, portanto a ferramenta apresenta uma visão geral da empresa e não dos colaboradores individualmente.

36. Champ

O Champ é uma ferramenta para monitoramento de equipe, que funciona como uma caixa de sugestões on-line. Com ele, a equipe pode fornecer feedbacks pontuais ou gerais, facilitando a verificação da satisfação da força de trabalho.

37. Doodle

O Doodle é uma ferramenta que permite montar, customizar e enviar enquetes e calendários colaborativos. Com orientações claras e intuitivas, o gestor pode agendar encontros e montar questionários para monitorar o contentamento da equipe.

38. Appraisd

A Appraisd é outra das 40 ferramentas para trabalho remoto que a sua empresa precisa conhecer. Ela permite avaliar o desempenho dos colaboradores de forma remota, e assim, estruturar o seu desenvolvimento profissional.

39. Echospan

A ferramenta para monitoramento de equipe Echospan oferece uma pesquisa de feedback 360 graus. Os gerenciadores são criados de acordo com as necessidades específicas da empresa, oferecendo uma avaliação totalmente personalizada para as suas equipes.

40. Timo

Por fim, a última das 40 ferramentas para trabalho remoto que vamos abordar no artigo é o Timo. Essa solução foi criada especificamente para avaliar as competências de diretores e gerentes. Baseado no método OKR, ele auxilia o acompanhamento de metas específicas.

Com foco em produtividade, o Timo considera competências existentes e ressalta aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas para otimizar o sucesso gerencial.

Conhecendo as particularidades dessas 40 ferramentas para trabalho remoto, a sua empresa pode melhorar o rendimento individual e coletivo dos colaboradores mesmo em home office

Portanto, conheça as reais necessidades do negócio e empregue as soluções mais apropriadas para assegurar uma equipe comprometida e um crescimento expressivo.

 

Gostou do artigos? Conta pra gente aqui nos comentários quais as ferramentas usadas na sua empresa e como essa implementação ajudou a gerenciar a rotina em home office!