O treinamento e capacitação de funcionários é uma prática adotada pela empresa para aumentar o desempenho da equipe e potencializar os resultados diários.
Neste artigo abordaremos a importância do treinamento e da capacitação dos funcionários na busca por resultados. Daremos dicas sobre como a empresa pode traçar uma estratégia para que essas formações sejam cada vez mais eficazes.
A importância do treinamento e capacitação de funcionários
Com a competição cada vez maior de mercado, empresas buscam nas formações o caminho para potencializar os resultados da empresa.
O mercado se mostra cada vez mais competitivo e as empresas tentam a todo momento traçar estratégias para reter talentos e manter seus profissionais engajados. Uma alternativa que entra cada vez mais nessa realidade é o de treinamento e capacitação de funcionários.
Essa estratégia de treinamento e capacitação de funcionários não só mantém seus colaboradores mais eficientes na busca por resultados, como mais dispostos e satisfeitos.
Quando uma empresa decide investir em treinamento e capacitação de funcionários, ela está apostando em si mesma. O resultado desse investimento em boa parte das vezes é a criação de profissionais mais preparados e prontos para lutar pelos objetivos.
Planejar-se para capacitar seus funcionários têm uma margem maior de acertos do que de erros. Aprender coisas novas nunca é demais, e quando o colaborador se sente valorizado, você consegue potencializar seu ânimo e dar a ele a sensação de que sua carreira pode evoluir na empresa, retendo esse talento.
Porém, muitas empresas não sabem como se planejar ou quais caminhos seguir para conseguir planejar uma boa estratégia de treinamento e capacitação de funcionários. Por isso, preparamos uma série de dicas para as empresas que querem investir na carreira de seu colaborador, para que assim, ele seja peça essencial na busca por resultados.
Trace um planejamento para as capacitações
Planejar estrategicamente o treinamento e capacitação de funcionários é o primeiro passo para alcançar o objetivo dessas formações. Imagina oferecer cursos que não tem a ver com o trabalho que o seu colaborador executa, além de fazê-lo perder tempo, você pode perder dinheiro se houver investimento financeiro.
Por esse motivo, é fundamental traçar um plano, onde cada formação tem um objetivo, e principalmente definir os temas para adequar aos perfis de cada um dos colaboradores. Oferecer treinamento e capacitação de funcionários pelo simples fato de se ver obrigado a oferecer algo para o seu colaborador é um erro grave.
Todo treinamento e capacitação de funcionários precisa ter um objetivo, construído por um alinhamento entre gestor e profissional de RH.
Conheça sua equipe e identifique os pontos fracos
Conhecer a equipe e as principais necessidades dos seus colabores é essencial para a eficácia do treinamento e capacitação de funcionários. Quando possíveis fraquezas e fragilidades são identificadas fica mais fácil planejar e definir a melhor formação.
Nesse cenário se torna mais do que essencial que os gestores e profissionais de RH consigam levar em consideração as individualidades de cada um dos seus colaboradores. Para alcançar essa realidade é necessário que a empresa esteja atenta ao desempenho dos seus profissionais.
Potencialize as habilidades do colaborador
Potencializar as habilidades do seu colaborador, para realizar atividades específicas, pode ser um grande diferencial na conquista de resultados. Muitos colaboradores entram na empresa e tem apenas a formação teórica como base, quando na verdade precisam se capacitar na prática para o trabalho.
A grande maioria das empresas deveria adotar o treinamento e capacitação de funcionários como objeto essencial para a integração do funcionário a realidade da empresa. Quando um colaborador começa seu trabalho recebendo algum tipo de formação, logo de início, ele tende a se motivar e a se engajar mais na execução do seu trabalho.
Seja exemplo para a equipe
Um erro que a maioria das empresas cometem é não envolver os gestores e líderes no treinamento e capacitação de funcionários. Muitas empresas ainda acreditam que essas formações são destinadas apenas a novos colaboradores ou em casos específicos para determinadas vagas.
Porém, quando os gestores participam do treinamento e capacitação de funcionários há uma possibilidade de se criar um laço de confiança com a equipe.
Confúcio dizia: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”!
Colaboradores se sentem mais motivados e engajados quando percebem o interesse dos seus gestores e líderes pelas capacitações em que eles participam. Uma simples participação do superior é como se houvesse uma demonstração de que todos estão no mesmo caminho, na luta pelo mesmo objetivo.
Além disso, a equipe vê no gestor um exemplo e aquele profissional que lidera e demonstra uma busca incessante por capacitações que o tornem melhor, estimulando os subordinados.
Tecnologia é uma opção
A tecnologia pode ser uma grande aliada no treinamento e capacitação de funcionários. Inúmeras formações atualmente podem ser oferecidas através de plataformas online, gerando maior facilidade de acesso aos colaboradores e até gerando um investimento menor do que seria em cursos presenciais.
Tipos de treinamento
Existem inúmeras maneiras de realizar um treinamento e capacitação de funcionários. Selecionamos três tipos de treinamento que podem ajudá-lo a traçar uma estratégia para preparar ainda melhor os seus colaboradores para a busca diária por resultados.
Treinamentos presenciais
Esses é o método mais comum de treinamento e capacitação de funcionários. As empresas oferecem cursos em locais externos ou até dentro da própria empresa, sendo que o diferencial deste treinamento é a possibilidade de contato com o formador e os feedbacks constantes.
Treinamentos a distância
Cada vez mais comuns, os cursos à distância, normalmente online, são realidade no treinamento e capacitação de funcionários na realidade das empresas. Normalmente se economiza tempo e dinheiro nesse tipo de treinamento, já que o colaborador pode estudar onde quiser, e em horários alternativos.
Treinamento na prática
Normalmente destinada a formação de habilidades específicas, o treinamento em serviço consiste no aprendizado diretamente na prática. Nesse tipo de treinamento e capacitação de funcionários o colaborador realiza, dentro da própria empresa, a execução de uma tarefa específica que será de sua responsabilidade futuramente.
Potencialize os resultados da sua empresa
Investir em treinamento e capacitação de funcionários é manter a equipe e a empresa em constante crescimento. Além de potencializar as habilidades dos colaboradores e corrigir as fraquezas das equipes, a capacitação aumenta as chances de resultado.
Como vimos acima é muito importante ter um planejamento estratégico para organizar um treinamento e capacitação de funcionários. De nada adianta ter o melhor curso, a melhor formação se ela for direcionada para o colaborador com um perfil distinto ao que você está oferecendo.
O treinamento e capacitação de funcionários tende também a ser uma arma para engajar colaboradores e dar suporte a eles para um futuro plano de carreira. O colaborador que reconhece o investimento da empresa em sua carreira, tende a trabalhar mais disposto e motivado.
E você, qual treinamento e capacitação de funcionários adotou na sua empresa? Para saber mais sobre gestão de equipe e a incessante busca por resultados confira o artigo “As melhores dicas de liderança para alcançar a excelência!”, clicando aqui.