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Trabalho remoto: como fazer uma gestão de pessoas eficiente?

A tendência do trabalho remoto ou teletrabalho tem se espalhado ao redor do mundo em empresas de diferentes segmentos graças às transformações provocadas pela internet e a tecnologia, e tudo indica que agora o modelo será ainda mais frequente.

No Brasil, a modalidade tem se consolidado ainda mais desde a implementação da Reforma Trabalhista, em novembro de 2017. As mudanças na CLT foram fundamentais para dar segurança jurídica aos empregadores quanto à adesão dessa variedade que, até então, ainda não estava prevista em lei. 

A mobilidade oferecida pelo trabalho remoto requer o uso de ferramentas de controle de produtividade para que haja garantia de que a jornada de trabalho desses colaboradores está sendo cumprida conforme o combinado.

Neste artigo escrito pelo Tangerino você conhecerá alguns recursos seguros e eficientes para fazer a gestão de pessoas da sua equipe. Vamos lá!

Por que se preocupar com a gestão de pessoas no trabalho remoto?

A preocupação com os resultados é um fato comum em qualquer empresa e tende a aumentar com a difusão do trabalho remoto. Afinal, ter controle do que os colaboradores estão fazendo é imprescindível para acompanhar o andamento das tarefas estão sendo realizadas.

Para alinhar as ações no rumo certo dos seus objetivos é necessário fazer uma gestão de pessoas muito competente, que além do treinamento e desenvolvimento de funcionários inclua o acompanhamento da produtividade e da qualidade do trabalho executado.

Sabemos que a tecnologia é capaz de automatizar muitas atividades burocráticas, por exemplo:

  • auxiliar nos processos de distribuição de tarefas; 
  • visualizar quais demandas estão sendo trabalhadas;
  • acompanhar o andamento das atividades; 
  • fornecer métricas e KPIs que vão indicar o sucesso ou não do trabalho remoto.

Como a tecnologia ajuda no gerenciamento do teletrabalho?

A tecnologia também permite a validação do desempenho e do expediente de quem trabalha fora das dependências da empresa e fornece dados para comprovação da produtividade e das horas trabalhadas por cada profissional.

A reforma trabalhista não exige que os empregadores façam o controle de horários no trabalho remoto, pois a gestão será feita por tarefas e não por tempo. 

No entanto, o uso de ferramentas de gestão, como o ponto digital, é uma forma de monitorar as entregas e garantir que o trabalho está sendo cumprido.

Agora, você verá como essa solução pode ser aplicada no gerenciamento do teletrabalho. Acompanhe! 

Ponto digital e trabalho remoto: quais são os benefícios?

Embora não haja obrigatoriedade do controle de horas trabalhadas, não existe impedimento para o empregador que queira fazer essa gestão para mensurar a produtividade e se beneficiar com as funcionalidades oferecidas por um aplicativo de controle de ponto.

 

Acompanhar registros pelo painel de controle

Um dos grandes desafios de gestão é administrar a equipe interna e de trabalho remoto adequadamente, para deixar os times engajados e produtivos.

Um software de controle de ponto eficiente reúne as informações principais de todos os colaboradores no painel de controle disponível no aplicativo ou na web, facilitando o trabalho do gestor.

Na mesma tela é possível verificar os colaboradores com ponto em aberto que já estão trabalhando, a hora em que o registro foi feito e o endereço do local onde o ponto foi registrado, assim como aqueles que não registraram presença.

Que tal facilitar a gestão de equipes remotas da sua empresa com o controle de ponto digital? 

 

Gerenciar as horas trabalhadas

Com a instituição da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei 13.874), agora, somente as empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas a fazer o controle da jornada de trabalho. 

Os negócios com menos funcionários, tal como aqueles que contam com funcionários remotos, podem adotar a prática como um método de gestão e proteção contra possíveis ações judiciais. 

Pelo sistema web é possível gerar um relatório de ponto a qualquer momento e acompanhar as horas trabalhadas por cada colaborador, calculadas automaticamente, sem a intervenção humana.

No caso do trabalho remoto, fazer o controle das horas trabalhadas é importante para planejar metas, medir a produtividade e fazer a gestão de tempo do seu time.

 

Comunicar com a equipe de trabalho remoto

Manter uma comunicação clara e assertiva com a equipe em teletrabalho é fundamental para transmitir orientações e feedbacks. Esse objetivo pode ser cumprido com o aplicativo de ponto, uma solução ágil que permite a troca de informações, documentos e fortalece a comunicação entre as pessoas.

Pelo app o gestor consegue mandar mensagens de texto, áudio e ainda tem a viabilidade de anexar uma imagem ou arquivo. Após o envio da mensagem, o destinatário recebe uma notificação e toma conhecimento da informação emitida pelo seu gestor.

 

Fazer a gestão de tempo do time

Descobrir quanto tempo foi gasto na execução de cada tarefa também é uma maneira de mensurar a produtividade da equipe. Para isso, os executores da demanda ou projeto devem anotar a data e hora de início e repetir esse processo diariamente até que o trabalho seja concluído.

Fazer as anotações manualmente ou em uma planilha seria a melhor opção? Com certeza, não! Automatizar o timesheet é uma maneira eficiente para fazer a gestão de horas. Assim, você poderá avaliar o desempenho e medir a rentabilidade do seu negócio. 

Pelo aplicativo de controle de ponto o gestor tem acesso ao relatório de tempo por atividade. Ao cadastrá-las no sistema, o colaborador em trabalho remoto faz check in e check out e o aplicativo contabiliza o tempo de duração de cada atividade apontada pelo profissional.

 

Supervisionar o local de interesse

É muito comum que o trabalho remoto seja executado na própria casa do colaborador, o famoso home office. Mas, nada impede que o serviço seja feito de outros lugares.

De acordo com o Censo Coworking 2018, mais de 200 mil pessoas utilizaram um escritório compartilhado no ano passado, dado que indica uma grande propensão entre as pessoas que trabalham a distância.

Com o aplicativo de controle de ponto o gestor tem a possibilidade de cadastrar locais de interesse no sistema de modo que no apontamento apareça o nome dos locais cadastrados. Por exemplo: sede da empresa, casa da Luciana, Coworking na Paulista e assim por diante.

Essa configuração permite que o empregador fique certo de que o seu funcionário está trabalhando no local determinado e exporte relatórios segmentados por local de interesse, simplificando a gestão da sua equipe.

 

Exigir registro de foto para validação biométrica

O ponto digital, ao contrário do ponto manual ou eletrônico, oferece muita segurança para os usuários e impede a realização de fraudes.

Nessa solução o gestor tem a opção de configurar o sistema para exigir o registro de foto no momento em que o colaborador abre e fecha o ponto. 

O software faz a validação da identidade com base em fotos do funcionário registradas no software. Logo, uma pessoa não consegue se passar outra, garantindo que os os registros sejam feitos de forma correta e segura.

Mesmo na circunstância do trabalho remoto, em que o controle é feito por tarefas e não por horas trabalhadas, a implementação do controle de ponto digital oferece uma gestão de equipe completa e fornece dados para avaliação de desempenho e produtividade.

Hoje o mercado oferece muitas vagas de trabalho remoto. Empresas modernas, principalmente as startups, estão aderindo a esse modelo de contrato e, aos poucos, a prática se torna mais usual. 

Na hora de aderir às atividades a distância, lembre-se de escolher um recurso tecnológico para monitorar a produtividade do seu time! 

 

Gostou do conteúdo? Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH da sua empresa em uma área realmente estratégica.

 

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