táticas do marketing para rh

Como usar táticas do marketing para o setor de RH?

Durante muito tempo, as empresas acreditaram que a fórmula do sucesso era fazer com que as áreas trabalhassem individualmente. Entretanto, aos poucos esse cenário tem mudado e começamos a ver uma integração nas táticas do marketing para RH.

As atuais administrações acreditam que dessa união é gerado o bom andamento dos negócios.

Dentro desse movimento de áreas trabalhando em conjunto, que surge o marketing de recursos humanos. Basicamente, as duas equipes pensam juntas para desenvolver táticas do marketing para RH.

Porém, qual o objetivo das táticas do marketing para RH?

A área de recursos humanos é a responsável, como o nome mesmo já diz, pela gestão dos colaboradores de uma companhia. O objetivo é potencializar o capital humano, por meio da administração dos processos internos.

Para isso, o RH precisa estar atento às políticas e propósitos do negócio e aplicá-las na prática aos direitos e deveres dos trabalhadores.

 Para entender melhor sobre as funções do RH, leia esse artigo sobre a importância do setor para as companhias.

Já o marketing busca gerar valor para a marca, serviço ou produto de um negócio. O objetivo é, por meio dessa valorização, conquistar clientes e, depois disso, fazer com que eles se tornem fiéis consumidores.

Diante disso, as equipes de marketing criam estratégias com diferentes utilidades de acordo com a necessidade no momento: atração ou fidelização dos clientes, por exemplo.

Qual a importância da união do MKT com o RH?

A união dessas duas áreas aconteceu por conta de uma necessidade semelhante do setor de RH. As companhias precisam atrair para as vagas disponíveis candidatos que possuam o perfil e compartilhem os objetivos da empresa.

Contar com colaboradores que possuam os mesmos propósitos e identificar isso logo durante o processo seletivo economiza não apenas tempo da equipe de RH, mas também dinheiro. 

Sendo assim, utilizar táticas do marketing para RH se tornou um diferencial de muitas empresas. Essas estratégias permitem que apenas o público-alvo da companhia seja atraído para as vagas de emprego e ainda diminua o turnover

Consequentemente, a empresa que utiliza táticas do marketing para RH consolida-se no mercado como um bom lugar para se trabalhar.

Já entendemos as metas da companhia ao utilizar táticas do marketing para RH integrando os dois setores. Porém, quais são essas estratégias e como utilizá-las?

Listamos abaixo as cinco principais táticas do marketing para RH e como colocá-las em prática na sua companhia:

  • Utilização de leads qualificados;
  • Nutrição dos leads;
  • Criação de brand persona, tom e voz da marca;
  • Alinhar estratégia do RH com objetivo do negócio;
  • Desenvolver uma comunicação interna eficiente.

Vamos aos detalhes de cada uma dessas táticas do marketing para RH.

1 – Utilização de leads qualificados

Leads, na linguagem do marketing, são os potenciais clientes da sua marca, ou seja, quem adquiriria seu produto ou serviço. Levando essa comparação para o RH, nesse caso, seriam os profissionais interessados em trabalhar na sua empresa.

Por isso, é importante que você crie um anúncio de vaga que chegue exatamente ao perfil de colaborador que o setor deseja. Portanto, antes de divulgar o posto disponível, é preciso criar o lead qualificado.

A estratégia é definir o que se busca para a vaga, escolher as métricas essenciais para o perfil adequado e conhecer a jornada do candidato, ou seja, como ele se comporta na busca por um novo emprego.

2 – Nutrição dos leads

Muitas vezes, a equipe de RH vai encontrar um bom profissional para um serviço pontual, mas gostaria de contratá-lo futuramente. Por isso, não basta apenas encontrar um candidato adequado e depois perdê-lo de vista para novas oportunidades.

A nutrição de leads nas táticas do marketing para RH tem justamente esse objetivo. 

Manter o candidato interessado na empresa e de fazer parte do quadro de funcionários. Basicamente, a estratégia deve encontrar maneiras de continuar impactando-o com conteúdo da companhia.

3 – Criação de brand persona, tom e voz da marca

Uma das táticas do marketing para RH é construir uma brand persona para a companhia. Ao se comunicar, principalmente por escrito, as pessoas buscam uma identificação com quem estão se relacionando.

As empresas estão atentas a essa necessidade do público e, por isso, buscam criar uma brand persona e utilizar um tom de voz pertencente a marca.  Falando especificamente em marketing de RH, a ação permite que os candidatos conheçam a empresa e se identifiquem com seu perfil e propósito.

Por meio dessa conexão entre marca e candidato, é possível que os processos seletivos sejam mais assertivos, poupando, tempo do empregador e do profissional interessado.

4 – Alinhar estratégia do RH com objetivo do negócio

Como falamos, as áreas de uma empresa trabalharem distantes uma das outras acaba não tendo resultados positivos para o negócio. Assim também é com os recursos humanos, que deve alinhar sua atuação com os demais objetivos da companhia, inclusive financeiro.

Desta maneira, as táticas do marketing para RH também devem abranger construir estratégias para o setor a partir das demais metas, para que a gestão dos recursos humanos seja feita de forma eficiente.

Para isso, não é necessário que uma pessoa especializada em marketing faça parte da equipe de RH, mas sim que esse olhar estratégico esteja presente na rotina da área.

5 – Desenvolver uma comunicação interna eficiente

Assim como os consumidores são responsáveis pela propaganda boca-a-boca dos negócios, os funcionários também podem construir a reputação de uma empresa. Por isso, o marketing interno deve fazer parte dos planos estratégicos do setor de recursos humanos.

As ações de endomarketing visam manter os colaboradores engajados em suas demandas e metas e, mais do que isso, satisfeito e feliz por fazer parte daquela organização. É por meio delas que é possível identificar o que é preciso fazer para resgatar o orgulho de pertencimento dos funcionários. E, a partir daí, diminuir turnover e atrair talentos.

Todas essas táticas do marketing para RH reforçam a importância de estar atento a essas necessidades dos mercados e exercê-las em sua empresa. Gostou do assunto? Leia aqui um artigo sobre o que é o endomarketing e como a comunicação interna colabora para a motivação dos colaboradores.

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