Apesar de parecer um processo simples, o recrutamento de pessoas requer muito cuidado, além de técnicas específicas para que tudo flua da forma mais rápida e eficaz possível.
Quer saber mais sobre como funciona o recrutamento e seleção? Continue lendo e conheça todos os segredos para um processo de recrutamento e seleção otimizado e que realmente vai gerar resultados para sua empresa.
O que é recrutamento e seleção?
Antes de mais nada, é preciso dizer que recrutamento e seleção pode ser tanto um processo, quanto uma área do conhecimento dentro da própria estrutura de recursos humanos.
De modo geral, recrutamento e seleção podem ser conceituados pelas duas palavras que fazem parte de seu nome, que, ao contrário do que muitos pensam, não são sinônimos.
Por isso, é imprescindível entender a diferença entre recrutamento e seleção para entender como funciona o processo. Veja o que significado cada uma dessas palavras e qual sua importância.
[rock-convert-pdf id=”1554″]
O que é recrutamento?
Em Recursos Humanos, o recrutamento é a parte do processo que cuida de atrair candidatos mais capazes para preencher vagas que estão em aberto em uma empresa.
O objetivo do recrutamento de pessoas é encontrar o maior número de pessoas qualificadas para ocupar um cargo, de modo a aumentar as chances de conseguir um funcionário que se encaixe bem na estrutura da empresa.
Mas não se engane! Esse processo não acontece somente quando há vagas em aberto, ele é contínuo e somente se intensifica durante este período. Uma empresa bem preparada está sempre de olho em possíveis novos talentos!
O que é seleção?
Já a seleção é a segunda parte do processo. Ela passa a ocorrer quando há um certo número de candidatos previamente recrutados para a vaga e possui o objetivo de escolher quem ocupará o cargo em questão.
Essa escolha é feita por meio de uma ampla gama de processos e técnicas de recrutamento e seleção, que possuem o intuito de avaliar os candidatos da maneira mais justa possível. Algumas maneiras de realizar essa seleção podem incluir:
- provas escritas;
- testes de habilidades;
- entrevistas presenciais ou por Skype;
- vídeos;
- dinâmicas em grupo;
- e muitos outros.