escritório sustentável

Escritório sustentável: entenda os benefícios de adotar esse valor + 7 dicas para implementar

Diminuir o impacto ambiental e preservar o meio ambiente é um tema recorrente na sociedade. No mercado empresarial não é diferente, tanto que muitas empresas vêm buscando adotar o modelo de escritório sustentável.

Isso quer dizer que esses empresas desejam o crescimento econômico, como qualquer outra, mas evitam agredir o meio ambiente. Para alcançar esse objetivo as empresas passam a adotar comportamentos ambientalmente responsáveis.

Entretanto, como uma empresa pode ser sustentável? 

Essa é uma dúvida comum, e bastante relevante, entre empresas que desejam se estabelecer como escritórios sustentáveis.

Para ter a resposta para essa pergunta, sugerimos que continue lendo este artigo sobre como aderir práticas sustentáveis na sua empresa. Confira!

O que é escritório sustentável?

Um escritório sustentável é um espaço que adota uma série de ações que objetivam contribuir com a preservação do meio ambiente. Entre essas ações podemos incluir:

  • diminuição do uso de copos descartáveis;
  • redução do uso de papel;
  • redução do consumo de energia elétrica;
  • criação de dinâmicas que envolvam toda a equipe da empresa em torno do tema “sustentabilidade”;
  • decorar o escritório com plantas naturais.

Entretanto, o aspecto mais relevante para quem deseja criar um escritório sustentável é incluir à cultura organizacional a sustentabilidade como valor.

Como uma empresa pode ser sustentável?

A seguir explicamos mais detalhadamente como uma empresa pode ser sustentável. Confira!

1. Diminuir o uso de copos descartáveis

Um único copo de plástico demora de 250 a 400 anos para se decompor. Diariamente mais de 720 milhões de copos descartáveis são utilizados no Brasil, mostrou uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Grande parte desse volume é gerado nos escritórios e empresas.

Erradicar o uso de copos descartáveis não só vai diminuir os gastos da organização como vai deixar sua empresa mais perto de se tornar um escritório sustentável.

Como alternativa é possível oferecer a equipe canecas ou garrafas personalizadas.

2. Diminuir o uso de papel

Todo mundo já ouviu dizer que a automação de processos é o futuro das empresas. Entretanto, o futuro pode ser agora!

Quando se fala em ter um escritório sustentável, por exemplo, a automação pode ser uma ferramenta fundamental nesse processo. Principalmente ao possibilitar a diminuição do uso de papel.

Um estudo do Catalog Spree e PaperKarma, realizado nos EUA, mostrou que se o país diminuísse o uso de papel em apenas 10% reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 1,45 milhão de tonelada.

Dessa forma, escolher pelo formato digital é uma das formas de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Logo, quem se livra da rotina de pilha de papéis acaba reduzindo os custos e possibilitando maior segurança de armazenamento dos documentos.

A adoção de um sistema de folha de pagamento digital é um exemplo de como fazer isso de forma inteligente:

  • otimizando o trabalho da equipe e RH;
  • gerando economia para a empresa;
  • diminuindo o uso de papel.

3. Diminuir o consumo de energia elétrica

Uma lâmpada de LED pode durar até 14 anos, segundo os próprios fabricantes.

Além disso, ela pode gerar uma economia de energia de até 90%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Trocar a lâmpada pode ser um começo nessa busca por um montar escritório sustentável. Contudo, sua empresa pode ir além disso, aproveitando a luz natural.

Evite deixar luzes acesas e conscientize os colaboradores a desligá-las quando não estiverem no ambiente e a priorizar a luz do sol quando possível.

4. Diminuir o consumo de água

Um estudo feito pelo Water Resources Group mostrou que a disponibilidade de água em 2030 vai ser menor do que a demanda, que vai ser 40% maior do que nos dias atuais.

Com isso, diminuir o consumo e desperdício de água é um dos passos para se tornar um escritório sustentável.

Adotar ações que diminua o consumo da água pode contribuir com sua busca para se tornar um escritório sustentável. Entre as atividades que podem ser facilmente adotadas estão:

  • reforma nos banheiros para evitar vazamentos;
  • reuso da água;
  • lavagens a seco;
  • inspeção de vazamento;
  • aproveitamento da água da chuva e mais.

5. Criar desafios de sustentabilidade para as equipes

Que tal oferecer pequenas premiações para quem contribuir com um escritório sustentável?

Muitas empresas criam programas de incentivo, estabelecem metas e desafios de sustentabilidade para envolver toda a equipe.

Você pode incluir prêmios como vales-presentes, almoços ou itens personalizados que diminuam os impactos ambientais.

Essas recompensas, por menores que sejam, podem criar um clima de competição sadio.

Crie desafios que estimulem os colaboradores a mudarem sua postura em relação a preservação do meio ambiente.

6. Inserir os valores de sustentabilidade na cultura da empresa

Já ouviu o ditado de que o “exemplo arrasta”? No caso das empresas quanto mais elas inspiram os colaboradores, maiores as chances de engajá-los a seguir seus valores.

Nesse caso, adotar na cultura da empresa valores de sustentabilidade pode influenciar os funcionários a seguirem o mesmo caminho. Isso pode ser feito por meio de:

  • comunicados;
  • sessões informativas;
  • palestras que incentivem e exponham de forma concreta a importância da sustentabilidade para a preservação do nosso planeta.

Se for o caso, é recomendável até criar uma equipe que esteja focada na divulgação desses valores de escritório sustentável e que criem ações que envolvam todos os colaboradores.

7. Decorar o escritório com mais verde

Você sabia que é possível aumentar produtividade dos trabalhadores em até 15% decorando o escritório com mais plantas?

Essa conclusão tem como base um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália.

Sendo assim, decorar o escritório com um pouquinho mais de verde e elementos naturais pode deixar a equipe mais disposta e satisfeita, impactando diretamente no bem-estar no trabalho.

Usar plantas na decoração também pode melhorar a qualidade do ar no ambiente. Então, investir em um pouco de verde nunca é demais.

O infográfico abaixo reúne algumas das práticas que listamos para que você transforme sua empresa em um escritório sustentável. Vale conferir e compartilhar o material!

Escritorio sustentavel

Fonte: Pinterest

Como sua empresa impacta no presente e futuro do planeta?

Manter um escritório sustentável não só traz benefícios internos para a empresa, como a redução de custos com alguns materiais, mas contribui com o futuro do planeta.

Todos os dias há uma grande preocupação sobre como diminuir os impactos ambientais por meio de uma mudança de postura da população. O grande segredo para ajudar nesse desafio é mudando pequenas atitudes do dia a dia.

As empresas do futuro estão preocupadas com o meio ambiente e com o impacto que causam no bem estar de seus colaboradores.

Por isso, aumenta a necessidade de buscar soluções que melhorem o ambiente de trabalho e também impactem no dia a dia das pessoas que estão envolvidas no negócio.

Por exemplo, você sabia que o estresse financeiro de funcionários é uma das principais causas de queda de produtividade e desligamentos dentro das empresas?

Além do impacto negativo na saúde mental do colaborador, a empresa também sobre com custos e profissionais desmotivados.

Por isso, as organizações estão buscando implementar novas formas de gerenciar custos e despesas, combinando esses fatores a satisfação de seus colaboradores.

Um exemplo é o Xerpay um novo produto da Xerpa, de salário on demand, que empresas de todos os setores podem oferecer como benefício corporativo aos funcionários e crescer em lealdade e produtividade.

Ele é a resposta para a pergunta: como diminuir o seu turnover, aumentar a sua produtividade e atrair mais talentos? Em consequência também reduz gastos da empresa com demissões e acordo trabalhistas.

A integração é rápida e simples. Assim que seus funcionários se cadastrarem, eles podem fazer saques imediatamente.

Fale com um especialista e descubra ainda mais ganhos que a sua empresa pode ter ao oferecer um benefício como o Xerpay.


Compartilhe as suas ideias conosco, no campo de comentários deste post!

Gostou? Então, siga a Xerpa nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e acompanhe conteúdos como esse sempre!

Neste artigo conhecemos algumas rotinas simples por sinal de como contribuir com o meio ambiente. Ações como a de diminuir o uso de copos plásticos e de papel e que podem ajudar de forma concreta na preservação ambiental.

Além é claro de ser uma excelente prática comercial deixando uma imagem positiva para funcionários, clientes e parceiros. Quer saber mais sobre a importância na relação RH e práticas sustentáveis? Leia nosso artigo “RH e sustentabilidade: aprenda a fortalecer essa relação na empresa”.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.