accountability-no-RH

Accountability no RH: entenda como essa prática pode desenvolver seu negócio

Accountability no RH ainda é um conceito recente para o setor, mas já tem atraído o interesse dos especialistas da área uma vez que destaca a relevância de ter processos mais éticos e transparentes dentro das empresas.

Como consequência, o ambiente de trabalho obtém um meio de controle mais positivo das ações realizadas, garantindo a necessidade de prestação de contas e também da responsabilização das pessoas em cumprirem o que foi proposto.

Quer saber então mais sobre o tema? Continue lendo e entenda o que é accountability no RH, seus principais benefícios e a forma mais eficiente de implementá-lo no dia a dia da sua empresa.

O que é accountability?

Antes de falarmos sobre o accountability no RH, vamos o conceito básico do que é accountability.

Em resumo, a sua ideia está atrelada a responsabilização (que é o termo traduzido mais próximo), controle e compromisso.

Isso ajuda a promover a já citada transparência nos processos a partir da prestação de contas que os responsáveis pela área terão para alcançar tais objetivos.

No geral, o accountability é estruturado em torno de quatro pilares:

  1. See it: que se traduz como o reconhecimento do problema;
  2. Own it: que é a responsabilidade assumida pelo problema e também pelos seus resultados;
  3. Solve it: que é pautado pela formulação de soluções;
  4. Do it: que é a tomada de decisão sobre as ideias aceitas.

Dentro do setor de RH, essa ideia ganha ainda mais significados e relevâncias para o desenvolvimento da empresa, como veremos logo abaixo.

No vídeo abaixo, o autor e consultor João Cordeiro explica mais sobre conceito de accountability:

Como funciona a accountability no RH

O RH é um departamento-chave em qualquer organização. Nenhuma outra área possui tantas informações a respeito de cada setor, contribuindo para uma visão completa do trabalho da organização.

Sem falar em todo o ciclo dos funcionários que ocorre internamente e passa pelos seus especialistas de recursos humanos como:

Todo esse fluxo passa pelos profissionais do setor e, por isso, o accountability no RH permite uma postura mais assertiva para garantir a responsabilização dos processos, metas e resultados continuamente.

Com esse trabalho estratégico, a empresa pode crescer de maneira orgânica, sustentável e com menos riscos e imprevistos no processo.

Benefícios da accountability no RH

Com uma cultura de accountability no RH, é possível acumular vantagens múltiplas que se estendem internamente e podem também alcançar o serviço com o público-alvo da empresa como:

  • mais transparência na realização de processos;
  • cria uma cultura de confiança e respeito entre todos os envolvidos nas atividades;
  • promove a comunicação clara e objetiva;
  • melhora a gestão de equipe;
  • mais clareza e foco nos resultados;
  • melhoria contínua na tomada de decisões;
  • minimização de erros e imprevistos, agilizando os ajustes necessários.

E é aí que o RH participa ativamente em cada um desses benefícios.

O papel do setor de RH na accountability

Com o envolvimento do RH e a dianteira nessa estratégia, vale a pena entender de quais maneiras os seus especialistas vão garantir os benefícios acima citados!

Gerenciamento de crises

Ao delegar responsáveis, conhecer as metas e os desafios, entender todo o processo, a accountability no RH faz com que os envolvidos sejam conhecidos, possibilitando que os mesmos sejam cobrados.

Isso tira dos ombros da gestão o tempo gasto em procurar culpados e contornar o problema, em vez de resolvê-lo prontamente. Consequentemente, o accountability implementado já reduz as etapas preliminares, garantindo que a situação seja solucionada rapidamente.

Nesse aspecto, vale a pena inteirar-se também sobre os diferentes tipos de crises que podem acometer a organização. Para tanto, leia também o artigo ‘Os tipos de conflitos nas empresas que o RH pode resolver’ que explica em detalhes sobre o assunto.

Confiança do público na sua empresa

Quando se tem a política de accountability no RH da empresa, esses efeitos são percebidos, em médio prazo, pelo seu consumidor e clientes em potencial.

Afinal de contas, quanto melhor o processo produtivo da empresa, melhor é a experiência dos consumidores. Assim, a employer branding da empresa é valorizada bem como a confiança do seu público-alvo em adquirir os seus serviços e produtos.

Além, é claro, da promoção de um relacionamento ético, rápido e de processos definidos com o cliente.

Distribuição de responsabilidades

O accountability no RH também oferece aos departamentos uma padronização ampla do trabalho

Como havíamos destacado, o RH assume a parte de delegar tarefas, cobrar resultados e entender eventuais problemas para apontar de maneira ágil a solução.

Essa padronização agrega — e muito — em toda a empresa. Essa organização em larga escala minimiza os transtornos e problemas, criando uma cultura de resultados, mais concentrada em resoluções.

Como iniciar o trabalho de accountability no RH?

Vamos ver agora como iniciar essa transição e criar um accountability no RH livre de imprevistos desde o princípio? Para isso, vai ser necessário:

  • esclarecer todas as expectativas, apontando os objetivos e compartilhando com os colaboradores todo o trabalho que vai ser realizado;
  • avaliar os recursos para alcançar o feito, servindo como um mapeamento para garantir que o planejamento e a implementação transcorram conforme o esperado, no prazo e sem extrapolar custos;
  • ter formas de avaliação definidas, mantendo o monitoramento de índices e métricas para garantir, em tempo real, que tudo está de acordo com o previsto;
  • conceder e solicitar feedbacks para que o accountability no RH seja um processo em constante crescimento e não estagnado.

Esse trabalho, entretanto, deve ser favorável para que não desgaste ou sobrecarregue os seus profissionais. Uma maneira interessante de fazer isso é por meio da automatização de processos do RH.

Com softwares de gestão, o seu setor de RH pode se ocupar mais de atividades analíticas e estratégicas e menos dos processos mecânicos, burocráticos e repetitivos. 

Inove nas ações de RH

O accountability no RH também envolve a criação de medidas consistentes em relação aos benefícios dos funcionários. Essas ações vão garantir a satisfação e motivar a equipe.

Visando esse objetivo, conheça o Xerpay, uma ferramenta que permite que seus colaboradores possam antecipar parte de seus salários quando quiserem.

O sistema está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

E na sua empresa? O accountability no RH é um tipo de trabalho que pode gerar resultados de melhoria contínua? Compartilhe a sua opinião conosco, no campo de comentários deste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.